terça-feira, 01/07/25

HomeMundoComitê de agência americana recomenda dose de reforço da vacina contra a...

Comitê de agência americana recomenda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Janssen

Imunizante é aplicado em regime de dose única. Dose ‘extra’ poderá ser aplicada após dois meses da primeira aplicação para adultos nos EUA.

Reprodução

Um comitê consultivo independente da agência reguladora norte-americana (FDA, sigla em inglês) recomendou nesta sexta-feira (15) uma dose de reforço para a vacina da Janssen contra a Covid-19. 

O imunizante, desenvolvido pela braço de vacinas da farmacêutica Johnson & Johnson, é aplicado em regime de dose única. A recomendação é que a “dose extra” seja aplicada com um mínimo de dois meses após a primeira. 

Representantes da farmacêutica afirmaram, em apresentação ao grupo de cientistas, que a dose de reforço poderia ser aplicada até depois de seis meses da primeira dose, segundo estudos feitos com base na resposta imunológica ao imunizante. 

A recomendação do comitê independente não é definitiva, e nem obrigatória, mas a agência reguladora normalmente a segue à risca. 

Se a FDA aprovar o reforço da Janssen, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) fará recomendações específicas sobre quem poderá recebê-la.

Reforço no Brasil

No fim de agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que a farmacêutica informasse sobre a necessidade de dose de reforço ou de revacinação do seu imunizantes contra a Covid-19.

O objetivo, segundo a Anvisa, era de antecipar informações que permitam avaliar o cenário em torno da necessidade ou não de doses adicionais das vacinas em uso no Brasil. 

O órgão também informou que pediu que a Janssen agende uma reunião com os técnicos da Agência para discutir dados disponíveis sobre a questão. 

O imunizante da Janssen é o único em uso no Brasil que é administrado em apenas uma dose. Ele tem autorização para uso emergencial, aprovado em março. 

Reportagem em atualização.

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM