Instabilidade do Whatsapp, Facebook e Instagram causou prejuízos a comerciantes na capital, nesta segunda-feira (4). Veja relatos.
A instabilidade do WhatsApp, Facebook e Instagram nesta segunda-feira (4) causou prejuízos a comerciantes no Distrito Federal. A falha começou perto da hora do almoço, momento de auge dos pedidos em restaurantes. A chef de cozinha Daniela Goulart vende marmitas pelo Plano Piloto e diz que ficou desesperada.
“Foi terror e pânico. Vivemos o caos hoje. Posso dizer que 99% dos meus clientes pedem comida pelo WhatsApp, e ele parou justamente na hora mais pesada do meu delivery. Até agora não sei o tanto de pedidos que perdi”, afirma.
Daniela faz, em média, 60 marmitas durante a semana. “Meu prejuízo foi superior a 60% com certeza”, avalia. Ela afirma que o episódio serviu para que pense em novas estratégias.
“Não imaginava o tanto que estava amarrada às redes sociais. Fizemos uma reunião e vamos dar outras opções, como o Telegram, para que os clientes consigam entrar em contato”, diz.
Daniela ainda explica que, como a maior parte dos compradores é idosa, muitos deles podem não ter percebido que a mensagem com o pedido não foi enviada. A própria chef demorou a entender. “Até eu perceber que o problema não era comigo, com minha internet, foi bem confuso, bem estressante”, lembra.
Flores
Conceição Yoshimine e o marido, Nelso Yoshimine, também ficaram sem vender flores nesta segunda-feira. Eles têm uma loja na Galeria dos Estados e contam que a maioria dos clientes compra a partir das fotos postadas no Instagram. De repente, a conexão com as redes sociais parou.
“Eu reiniciei o telefone, pedi para meu marido ver se o modem do wi-fi não estava fora da tomada. Sabe aquela nordestina inquieta? Só fiquei sabendo o que tinha acontecido quando liguei para minha filha e ela me contou que o problema era geral”, explica a maranhense, de Mirinzal.
Dona Concita, como é conhecida, trabalha no ramo das flores há quatro décadas. Ela acredita que tenha perdido pelo menos R$ 300 desde que as redes sociais começaram a apresentar instabilidade.
“Teve um cliente que me ligou no [telefone] fixo e vai vir buscar porque não conseguiu falar comigo antes. Mas, no início, acho que nem todos se tocaram que era um problema geral”, opina.
Causa não foi divulgada
Ao g1, o Facebook informou que está investigando o motivo da instabilidade. No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.
E o Instagram tuitou: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.
Ao entrar no Instagram, é exibida a mensagem “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN”, o que leva a especular sobre um erro desse tipo.
O DNS é a “agenda de contatos” da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos “nomes de domínio” (como “globo.com”).
A internet só funciona com números, então essa “agenda” cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de “resoluções de domínio”) para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível, porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.
Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado. durante cerca de 2h30. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha foi causada por um ajuste de configuração. (g1)