Maria José Rocha Lima
Com o nascimento de uma criança, a história do mundo se reinicia. Só um nascimento mudou o rumo da história, e não foi o seu. É antes e depois de Jesus Cristo. É Antes de Cristo –AC- e Depois de Cristo-DC-. Neste tempo de fé morta e individualismo triunfante, a Asociación Católica de Propagandistas (ACdP) lançou uma campanha para lembrar que foi o nascimento de Jesus Cristo um acontecimento sem precedentes na história da humanidade.
Muito curioso é que os painéis e cartazes destacam que foi o nascimento de Jesus Cristo e não o teu.Em sua página na web, a ACdP indicou que foram instalados mais de 450 cartazes em toda Espanha como parte de sua campanha que “reivindica o sentido Cristão das festas natalinas com humor”.
A associação explicou que a ação publicitária, com cartazes pregados em paradas de ônibus e em metrôs, busca devolver “el nacimiento de Jesucristo en Belén al centro de las celebraciones” con la frase contundente “Sólo un nacimiento ha cambiado el rumbo de la historia. Y no es el tuyo” Junto a estes cartazes, a ACdP tem provocado um “anti-anuncio navideño” que tem sido difundido por redes sociais, mostrando “o conflito geracional entre um quarentão que celebra seus próprios aniversários como sumamente importantes e uma jovem realista que entende como o nascimento de Cristo, numa manjedoura, poderia mudar a História da Humanidade, há 2 mil anos”.
Os cartazes foram afixados em 64 cidades do país, entre elas Madrid, Valencia, Zaragoza, Gijón, Vigo, Valladolid, Granada, Pamplona, Oviedo, Murcia, Santander y Ceuta.
A associação também esclareceu que esta campanha segue os passos de sua iniciativa de Adviento “Recuperemos la Navidad”, que incluiu “exposição nas sacadas das janelas de uma réplica de Sagrada Família que peregrinou por toda Espanha e promoveu reflexões diárias com mais de mil pessoas”.
Em um vídeo que acompanha o lançamento da iniciativa, a ACdP recordou que “la Navidad es famIlia, la Navidad es alegría, la Navidad es esperanza, pero sobre todo, la Navidad es Amor”.
Nesses tempos de fé morta e impiedade triunfante, essa campanha, nos cairia muito bem, no Brasil! Aqui, precisamos resgatar esses mesmos valores defendidos pela associação espanhola: Natal é Família, Natal é Esperança e Natal é Amor.