Jaguarundi foi visto em área do colégio agrícola de Planaltina.
Felino é pequeno, tem orelhas curtas e cauda maior que o corpo.
Um morador do Distrito Federal se assustou ao encontrar durante uma caminhada uma “onça” que o observada de cima de uma árvore. A atividade era feita dentro de uma área do Colégio Agrícola de Planaltina. Ele filmou o bicho, que foi identificado como o felino jaguarundi.
Também conhecido como gato mourisco ou puma yaguarondi, o animal é considerado raro por estar em extinção. A bióloga do Instituto Brasília Ambiental Marina Motta afirmou que é comum que o felino apareça naquela área por causa da qualidade da água.
O jaguarundi tem orelhas curtas e a cauda maior que o corpo. Mesmo adulto, o felino continua sendo um animal de pequeno porte. Em julho do ano passado, o Ibram flagrou um animal da mesma espécie na fazenda Buritis, próximo a capital federal.
Em outubro do ano passado, imagens captadas pelo Ibram mostraram uma onça-pintada dentro da Estação Ecológica de Águas Emendadas. De acordo com o órgão, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, havia mais de 30 anos que um exemplar da espécie não era visto na capital federal. As câmeras também registraram a presença de uma suçuarana.
Marina afirma que a frequência de registros como esses se deve a boa qualidade ambiental do DF. “Se esses animais estão aqui juntos com a gente é sinal de que nós temos qualidade de água, qualidade de ar, que as nossas matas estão preservando os nossos recursos naturais.”