Segundo o Inmet, a tendência é de que o frio continue até o fim da semana, e não ultrapasse a temperatura máxima de 25°C
Os termômetros da capital do país seguem a registrar baixas temperaturas nesta semana. Na manhã desta quarta-feira (30/6), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal amanheceu com 6,1°C no Gama, marca próxima dos 6ºC do último domingo (27/6), dia mais frio do ano até aqui. Na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, a sensação térmica chegou a 3°C, por volta das 8h.
“A tendência é de que o frio continue até o fim da semana, com temperaturas bem amenas, e não ultrapasse os 25°C”, afirmou a meteorologista Morgana Almeida, do Inmet.
Tal alteração no tempo se deve ao fato da massa polar que vem do Sul. “Nós estamos com uma massa que vai avançar ao longo do Centro-Oeste. As temperaturas vão começar a cair a partir da próxima quinta-feira, e podemos ter um novo recorde de frio”, explicou o especialista Cleber Souza.
No último domingo, o DF registrou o dia mais frio do ano, quando os termômetros do Gama e de Planaltina chegaram a 6°C. Na segunda-feira, a menor temperatura foi de 9°C; nesta terça-feira (29/6), os termômetros marcaram 7°C no Distrito Federal, na estação de Águas Emendadas, em Planaltina.
Com poucas nuvens no céu à tarde, a temperatura máxima pode chegar a 26°C, com umidade caindo a 30%. Ao longo da semana, a previsão é de que a umidade relativa do ar varie entre 85% e 25%.
Ainda segundo o meteorologista, as baixas temperaturas desta época do ano são impulsionadas pelo clima seco. “A massa de ar seco não deixa formar nuvens no céu. Sem elas, há perda de radiação. O calor do dia vai embora rapidamente, quando anoitece”, detalhou.