Alerta vermelho do Inmet é válido até as 23h59 desta sexta-feira. Há riscos de danos em edifícios e cortes de energia elétrica

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo de tempestade nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, nesta sexta-feira (9/1). O aviso é válido até as 23h59.
O instituto alerta para a possibilidade de chuvas superiores a 60 mm/h ou maiores do que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Segundo o instituto, há grandes riscos de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

O alerta vermelho vale para oeste de SC; e para sudoeste, noroeste e centro do RS.
Segundo o Inmet, um alerta vermelho significa que “estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
Alerta laranja
Além das áreas alertadas como grande perigo, todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul estão sob alerta laranja nesta sexta, de perigo, assim como alguns de Santa Catarina. Este aviso alerta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

O aviso também é válido até as 23h59 desta sexta-feira.

