No ano em que a pandemia do novo coronavírus atingiu vários setores da economia, empreendedores do turismo de Brasília criaram um evento inédito para premir iniciativas que contribuem para que a capital federal seja um destino atrativo. O “Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo” está com inscrições abertas até sexta-feira (20), pela internet (veja detalhes abaixo).
A realização é da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). De acordo com a pasta, mais de 18 milhões de turistas estiveram na capital em 2019 e cerca de 85 mil empregos foram gerados pelo setor. As perdas deste ano, atípico, ainda não foram calculadas.
A premiação conta ainda com apoio da Fecomércio, do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e da Fundação Athos Bulcão. Há duas modalidades de prêmio.
A primeira modalidade é voltada para iniciativas de destaque, com 11 categorias. Entre elas está a de “experiências criadas e/ou reformuladas durante a pandemia”.
A segunda modalidade é de profissionais que atuam no setor, que também conta com 11 categorias.
“Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo” – iniciativas de destaque
- Agências de Turismo;
- Agências de Receptivo;
- Equipamentos de Entretenimento Natural e/ou Cultural;
- Meios de Hospedagem;
- Experiências Autênticas – Turismo criativo e Turismo de base Comunitária;
- Produção Associada ao Turismo;
- Tecnologia no Turismo;
- Experiências Acessíveis;
- Expressões e Manifestações Culturais;
- Captação de Evento Nacional e Internacional;
- Experiências criadas e/ou reformuladas durante a pandemia.
“Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo” – profissionais que atuam no setor
- Personalidade do Ano;
- Mulheres empreendedoras;
- Academia;
- Dirigentes e Parlamentares;
- Gestores e Técnicos;
- Empreendedores de Médio e Grande Porte;
- Micro e Pequenos Empreendedores;
- Instituições da Sociedade Civil Organizada (com ou sem fins lucrativos);
- Representantes de Grupos ou Coletivos;
- Guia de Turismo;
- Profissionais de Imprensa e Profissionais de Mídias Sociais.
A seleção não envolve premiação em dinheiro. Os vencedores ganham um troféu inspirado nas obras de Athos Bulcão e serão referenciados em cerimônia prevista para ocorrer em 17 de dezembro, no Museu Nacional.
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Escolha dos vencedores
A comissão julgadora é composta por representantes da Setur-DF e especialistas convidados. Os empreendedores e comunicadores serão escolhidos por critérios de eficiência das ações, além da capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais, inovação, sustentabilidade e abrangência territorial.
Após serem selecionados, os finalistas serão submetidos a uma votação popular entre os dias 15 e 16 de dezembro, por meio do site da premiação.