Após impactos da pandemia no turismo, GDF e entidades vão premiar iniciativas que estimulam setor

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Foto: Agência Brasília/Reprodução
Foto: Agência Brasília/Reprodução

 

No ano em que a pandemia do novo coronavírus atingiu vários setores da economia, empreendedores do turismo de Brasília criaram um evento inédito para premir iniciativas que contribuem para que a capital federal seja um destino atrativo. O “Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo” está com inscrições abertas até sexta-feira (20), pela internet (veja detalhes abaixo).

A realização é da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). De acordo com a pasta, mais de 18 milhões de turistas estiveram na capital em 2019 e cerca de 85 mil empregos foram gerados pelo setor. As perdas deste ano, atípico, ainda não foram calculadas.

A premiação conta ainda com apoio da Fecomércio, do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e da Fundação Athos Bulcão. Há duas modalidades de prêmio.

A primeira modalidade é voltada para iniciativas de destaque, com 11 categorias. Entre elas está a de “experiências criadas e/ou reformuladas durante a pandemia”.

A segunda modalidade é de profissionais que atuam no setor, que também conta com 11 categorias.

“Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo” – iniciativas de destaque

  • Agências de Turismo;
  • Agências de Receptivo;
  • Equipamentos de Entretenimento Natural e/ou Cultural;
  • Meios de Hospedagem;
  • Experiências Autênticas – Turismo criativo e Turismo de base Comunitária;
  • Produção Associada ao Turismo;
  • Tecnologia no Turismo;
  • Experiências Acessíveis;
  • Expressões e Manifestações Culturais;
  • Captação de Evento Nacional e Internacional;
  • Experiências criadas e/ou reformuladas durante a pandemia.

“Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo” – profissionais que atuam no setor

  • Personalidade do Ano;
  • Mulheres empreendedoras;
  • Academia;
  • Dirigentes e Parlamentares;
  • Gestores e Técnicos;
  • Empreendedores de Médio e Grande Porte;
  • Micro e Pequenos Empreendedores;
  • Instituições da Sociedade Civil Organizada (com ou sem fins lucrativos);
  • Representantes de Grupos ou Coletivos;
  • Guia de Turismo;
  • Profissionais de Imprensa e Profissionais de Mídias Sociais.

A seleção não envolve premiação em dinheiro. Os vencedores ganham um troféu inspirado nas obras de Athos Bulcão e serão referenciados em cerimônia prevista para ocorrer em 17 de dezembro, no Museu Nacional.

Escolha dos vencedores

A comissão julgadora é composta por representantes da Setur-DF e especialistas convidados. Os empreendedores e comunicadores serão escolhidos por critérios de eficiência das ações, além da capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais, inovação, sustentabilidade e abrangência territorial.

Após serem selecionados, os finalistas serão submetidos a uma votação popular entre os dias 15 e 16 de dezembro, por meio do site da premiação.

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