Ação promovida pelo IgesDF com histórias, música e esperança trouxe sorrisos para os pequenos pacientes e seus acompanhantes
A “turma da Kátia” levou palavras de conforto e de fé para crianças internadas na UPA do Recanto das Emas | Fotos: Alberto Ruy/IgesDF
Em meio às comemorações do Mês das Crianças, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas, gerida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), proporcionou uma tarde inesquecível para as crianças internadas. A palestrante e missionária Tia Kátia, da Assembleia de Deus Brasília, trouxe momentos de alegria e esperança ao lado de sua equipe e dos colaboradores da UPA.
Na quinta-feira (17), Tia Kátia entrou na ala infantil cantando, dançando e compartilhando uma história emocionante sobre a cura, onde apresentou Jesus como o “médico dos médicos”. Sua narrativa envolveu as crianças e seus acompanhantes, criando uma atmosfera de fé e emoção. “Eu trouxe uma história que está em um livro maravilhoso, cheio de histórias de ação, reis, princesas, guerreiros e, claro, de Jesus. Onde Jesus passa, ele muda a história, e eu acredito que essas crianças sairão daqui curadas, com suas vidas restauradas”, disse Tia Kátia, arrancando lágrimas e sorrisos dos presentes.
A equipe da UPA também fez parte da celebração, com colaboradores como o coordenador médico, Pedro Macedo de Medeiros, o auxiliar administrativo Natael Rocha Leal, a técnica de enfermagem Stephany Dantas e a assistente administrativa Daniele Batista Ferreira, que se fantasiaram como personagens da “turma da Kátia”.
Eles interagiram com as crianças, tornando o evento ainda mais especial. “Foi um momento único de alegria e solidariedade”, comentou a gerente da UPA, Idê Ingrid Rodrigues Borges “Quando uma criança adoece, não é só ela que sofre, mas toda a família. E hoje, sentimos que Jesus trouxe um pouco de conforto e esperança a todos. A última palavra é sempre dele, e o milagre pode acontecer.”
Ingrid destacou ainda os números de atendimentos da UPA, ressaltando a importância de ações como essa para aliviar o momento delicado que as famílias enfrentam. “Conforme o painel BI, em setembro, 2.446 crianças foram atendidas aqui na UPA do Recanto das Emas. Fora do período sazonal, atendemos em média 150 crianças por dia”, informou.
O técnico de enfermagem noturno Thiago dos Santos se fantasiou de palhaço e trouxe suas filhas também fantasiadas para alegrar as crianças, distribuindo kits de higiene bucal e presentes. Ao final, foram distribuídos brinquedos para todas as crianças, proporcionados pela Tia Kátia e pelos colaboradores da UPA.
“Foi um dia especial, com lanches personalizados e muita diversão para todos, tanto para as crianças internadas quanto para aquelas que aguardavam atendimento”, contou a coordenadora de enfermagem, Nayara Damasceno.
*Com informações do IgesDF