Vice-governadora do DF é aliada de Bolsonaro e amiga pessoal de Michelle; Ibaneis não se manifestou. Ex-presidente foi preso neste sábado pela PF; Moraes autorizou mandado.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), publicou nas redes sociais uma foto em que aparece ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – preso pela Polícia Federal neste sábado (22) – e da ex-primeira-dama Michelle.
“A última palavra é sempre de Deus. ‘Nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo’. Salmo 33.20.”, escreveu Celina.
A vice-governadora do DF é aliada de Jair Bolsonaro desde quando o político ocupava a presidência da República. Na época, Celina era deputada federal.
Ela também é considerada amiga pessoal de Michelle Bolsonaro e chegou a visitar a família durante a prisão domiciliar de Bolsonaro. Neste sábdo, Celina buscou Michelle, no Aeroporto de Brasília, por volta das 14h. A ex-primeira-dama não estava no DF no momento da prisão.
Até a última atualização deste texto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) ainda não tinha feito qualquer manifestação pública sobre a prisão.
Apesar de aliados da família Bolsonaro, Ibaneis e Celina coordenam as forças de segurança e o sistema prisional do DF – equipes responsáveis por “vigiar” Bolsonaro na prisão domiciliar e em um possível envio ao Complexo Penitenciário da Papuda, nas próximas semanas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/E/e/f5wOwbS7yGV8jRpxTCww/251122-info-sala-prisao-bolsonaro-1-.jpg)
Infográfico: sala de Estado-Maior onde Bolsonaro ficará preso tem banheiro, frigobar e TV — Foto: Arte/g1
Condições da Papuda
Há poucos dias, Celina chegou a declarar que a Papuda “não tem condições” para abrigar Bolsonaro no cumprimento definitivo da pena pela trama golpista, caso seja esse o destino.
Ela ressalvou, no entanto, que uma eventual determinação de Moraes nesse sentido seria cumprida.
“A Papuda não tem condições para abrigar um presidente da República com a saúde tão debilitada, que pode ter várias complicações dentro do nosso sistema prisional. É algo totalmente desnecessário para esse momento, então nós fazemos um apelo aqui”, declarou Celina em entrevista.
Segundo Celina, o governador Ibaneis Rocha (MDB) também já afirmou que, mesmo discordando, cumprirá uma eventual decisão do STF no sentido de enviar Bolsonaro para a Papuda.
“O governador Ibaneis se antecipou, já disse que isso não depende da gente, vai depender do ministro Alexandre de Moraes. A decisão será cumprida”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/o/vfTxnTQcGeJmJqXeqLxg/251122-info-prisao-bolsonaro.jpg)
Infográfico: Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília e vai para a superintendência da PF — Foto: Arte/g1
Fonte: g1 DF

