Celebração não foi realizada em 2020 e 2021, por conta da pandemia, mas volta a ocorrer nesta sexta-feira (15). Equipes do Detran estarão nos dois acessos ao local, na DF-230.
Após dois anos suspensa por conta da pandemia de Covid-19, a Via-Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina, no Distrito Federal, volta a ser realizada nesta sexta-feira (15). A apresentação, gratuita, começa às 16h e tem previsão de acabar às 22h.
A expectativa é que 130 mil pessoaspassem pelo local. O trânsito no Morro da Capelinha será modificado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), para a realização da celebração (veja esquema de tráfego abaixo).
Quem preferir acompanhar de casa também pode assistir à encenação da Paixão de Cristo pela internet, no Youtube. A partir das 14h, serão exibidas apresentações feitas em anos anteriores.
Já às 15h, o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, comanda uma missa no local. Em seguida, os atores iniciam as performances.
Os organizadores orientam os participantes a se hidratar bem e passar protetor solar. “Que os fiéis fiquem à vontade para usar máscaras e manter o distanciamento ao longo do morro”, diz o grupo.
Esquema de trânsito
As equipes de fiscalização do Detran-DF vão ficar nos dois acessos ao Morro da Capelinha, pela DF-230, para fazer o controle do tráfego e orientar os participantes, a partir das 6h.
Segundo a autarquia, o primeiro acesso ao local será destinado aos pedestres, que seguirão uma rota própria, e a veículos credenciados. No segundo acesso, será permitida a entrada de ônibus e demais veículos.
No ponto de entrada de automóveis, os agentes de trânsito vão orientar os condutores a seguirem para um dos três locais de estacionamento, um para o público geral, um destinado à produção e figurantes e outro reservado às pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Veja abaixo: