Especialistas recomendam muita água durante e depois do consumo de bebida alcóolica. ‘Frutas e alimentos leves são bem-vindos’, diz nutricionista.
Depois de dois anos sem festa, por conta da pandemia de Covid-19, o carnaval de 2023 chega com muita expectativa para os foliões. No entanto, para quem gosta de bebidas alcóolicas, a ressaca do dia seguinte pode ser cruel.
Entre os sintomas mais comuns da ressaca estão a dor de cabeça, o enjoo, um mal estar geral e sede excessiva. Mas o exagero resulta também em, pelo menos, três problemas:
- Uma leve desidratação
- Aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue
- Alteração no sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulante
Para quem quer curtir a folia e acordar bem no dia seguinte, alguns pequenos cuidados fazem a diferença. Segundo a nutricionista Renata Manganelli, a melhor maneira de amenizar os sintomas da ressaca é ingerindo bastante líquido.
Frutas como melão, melancia, pera e maçã também são boas para rebater a ressaca, aponta a nutricionista. Além de conter uma grande porcentagem de água, o açúcar das frutas ajuda na reposição dos níveis de glicose.
“Se a ressaca já bateu, é recomendado beber bastante água de coco, que ajuda a repor o potássio e o sódio perdidos na desidratação. Isotônicos também são aliados, tanto durante a ingestão de bebida alcóolica, quanto depois. Também é legal usar hortelã e gengibre, em chás ou sucos, pois ajudam no alívio das dores estomacais e enjoos”, diz a nutricionista.
No entanto, de acordo com Renata, é importante evitar frutas cítricas “para não irritar o estômago, que já está sensível”. “As refeições do dia seguinte à folia também devem ser mais leves, para não sobrecarregar o estômago e o fígado”.
Por Brenda Ortiz, g1 DF
Foto de capa: Shutterstock/arquivo g1 DF*