Grande parte do país deve ter um dia de sol, com possibilidade de pancadas ao longo principalmente da tarde. Não há previsão de chuva forte para o Réveillon.

No último dia do ano, uma pergunta é tão certa quanto os fogos que marcam o Réveillon: vai chover na hora da virada?
De acordo com os meteorologistas, apesar da chance de temporais em boa parte do Brasil ao longo do último dia de 2025, não deve chover forte na madrugada.
Veja abaixo como fica o tempo no litoral do Brasil.
Apesar do fim da atuação de uma onda de calor que elevou as temperaturas principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste neste fim de dezembro, o dia 31 ainda deve ser de calor.
🌡️As máximas devem ficar na casa dos 30°C em São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande e Curitiba. No Rio de Janeiro, a temperatura pode chegar a 35°C e, em Porto Alegre, a 31°C.
Mesmo com o calor, algumas regiões podem ter fortes pancadas de chuva no último dia do ano.
⛈️De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os seguintes locais podem ter tempestades:
- parte de São Paulo
- Rio de Janeiro
- centro-sul de Minas Gerais
- faixa central de Goiás
- Distrito Federal
- leste de Mato Grosso
- extremo sul do Tocantins
- Amazonas
- Amapá
Nessas regiões, o volume de chuva pode chegar a 100 milímetros, com ventos intensos, de até 100 km/h.
Litoral de Santa Catarina, do Paraná e também o extremo sul de São Paulo podem ter grandes acumulados de chuva.
Na faixa mais central do Brasil, que se estende do Amazonas, passa pelos estados do Centro-Oeste, e vai até o norte do Rio Grande do Sul, também há possibilidade de chuva ao longo do dia.
Réveillon na praia
Para quem vai passar o Réveillon no litoral, a notícia também é boa: não deve chover forte em grande parte do litoral brasileiro.
Entre a tarde e a noite, há previsão de pancadas no litoral do Sudeste e do Sul, mas as chuvas devem ser isoladas. Já o litoral do Nordeste deve ter tempo mais estável e menor risco de chuva.
Abaixo, veja com mais detalhes como fica o tempo na virada em cada região:
Litoral do Sul
O dia deve ser de sol na região, com aumento das instabilidades na parte da tarde e também à noite.
No litoral sul do Rio Grande do Sul, a noite da virada deve ser de tempo firme e céu estrelado. Há possibilidade de chuva nas praias do litoral norte do Rio Grande do Sul, litoral de Santa Catarina e do Paraná.
“As pancadas de chuva podem ser isoladas e até pontualmente fortes, ao longo da noite. Essa condição de tempo mais instável pode atrasar a queima de fogos em muitas praias do litoral Sul do país”, destaca Jade Ramos, da Climatempo.
Litoral do Sudeste
No Sudeste, o tempo deve variar mais ao longo do dia, com calor e sol e possibilidade de pancadas típicas de verão.
O tempo deve ficar estável na virada no litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Já no litoral paulista, há chance de chuva isolada.
Litoral Nordestino
No litoral do Nordeste, um destino muito procurado no fim do ano, as condições devem estar favoráveis em grande parte da região.
Apenas as seguintes cidades devem ter chance de chuva fraca e isolada:
- Recife
- Natal
- São Luís
Nas demais praias, a noite deve ser de tempo estável, sem previsão de chuva.
Litoral do Norte
O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)deve favorecer uma condição de tempo mais estável e com chance apenas de chuviscos isolados nas praias do Norte do país.
➡️ A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão é de tempo mais estável nas praias do Litoral paraense, enquanto no Amapá, há risco maior de chuvas na noite da virada.


