Somente profissionais de saúde e idosos que vão tomar a 2ª dose estão sendo imunizados no posto drive-thru do Parque da Cidade, até as 17h
Ao contrário do dia anterior, marcado por filas quilométricas, a vacinação contra a Covid-19 no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, neste domingo (4/4), começou com movimento tranquilo. A imunização hoje é destinada apenas para profissionais de saúde e idosos que vão tomar a segunda dose.
Funcionários responsáveis pela imunização ficarão no estacionamento do Parque da Cidade até as 17h. As doses chegaram às 8h30, escoltadas pela Polícia Militar, e a vacinação começou por volta de 9h.
Maria de Fátima Alves (foto em destaque), 49 anos, foi a primeira a se vacinar. A técnica de enfermagem estava na expectativa desde que tomou a primeira dose, há 22 dias. O marido da profissional de saúde chegou às 3h na fila, para garantir o lugar de Maria de Fátima. Ela passou a madrugada trabalhando.
“A sensação de tomar a segunda dose é maravilhosa. Me sinto bem mais protegida e vou poder trabalhar com segurança”, afirma. “Meus colegas também estão todos animados para tomar”, acrescenta.
Maria de Fátima já havia tentado receber a segunda dose no sábado (3/4), também no Parque da Cidade. Devido à fila grande, no entanto, as doses acabaram antes que chegasse a vez da técnica em enfermagem.
Maria Rosa dos Santos, 75, foi com o filho, o vendedor Euclides Gomes, 44. Ambos chegaram às 6h e foram um dos primeiros da fila. “Agora estou bem mais à vontade, mais protegida”, diz a dona do lar, após se vacinar. “Mas ainda vou manter as medidas de segurança e distanciamento”, garante.
Francileide Mendes Lima, 53, saiu de Águas Lindas (GO), no Entorno do DF, para tentar receber a segunda dose. A copeira trabalha no Hospital Santa Lúcia da Asa Norte e pegou um ônibus para o Parque da Cidade. Por não ter carro, entretanto, ela não não conseguiu se vacinar. Isso porque o posto é exclusivamente drive-thru.
“Já é a segunda vez que tento tomar a segunda dose. Me pediram para esperar aqui até 11h, para ver se vou poder vacinar. Então vou esperar. Não posso perder a chance”, ressaltou.
No sábado (3/4), a Secretaria de Saúde começou a vacinar idosos com 66 anos. Com 1.111 doses apenas reservadas para este público e 18 mil pessoas nesta faixa etária, muitas pessoas dormiram na fila para garantir a imunização. Após filas quilométricas e muitas queixas, o GDF remanejou doses de hospitais, totalizando 3,6 mil. Ao todo, 3 mil pessoas receberam a vacina no sábado.
O GDF espera o envio de mais vacinas, por parte do Ministério da Saúde (MS), para concluir a imunização das pessoas com 66 anos. A campanha continua neste domingo, no estacionamento 13 do Parque da Cidade – mas somente para quem precisar da segunda dose.
O governo não pretendia fazer a imunização no posto drive-thru do parque neste domingo, mas mudou de ideia. Na segunda-feira (5/4), será a vez dos profissionais de segurança pública.
Para receber a segunda dose neste domingo, basta apresentar cartão de vacinação e documento de identidade. (Metrópoles)