Segunda fase da campanha pretende alcançar mais de 383 mil pessoas com 60 anos ou mais, além de profissionais da educação. Ao todo, 100 postos aplicam vacina; veja endereços.
Começa nesta terça-feira (11) mais uma etapa da campanha de vacinação contra o vírus influenza (gripe), no Distrito Federal. Nessa fase, até o dia 8 de junho, a Secretaria de Saúde pretende alcançar 383.546 pessoas, entre professores de escolas públicas e privadas e idosos com 60 anos ou mais.
Na primeira etapa da imunização, que começou em 12 de abril, crianças menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde receberam a vacina. Entretanto, segundo a secretaria, apenas 29% do público-alvo foi vacinado (veja mais abaixo).
A imunização contra a gripe ocorre em 100 postos da capital. A lista com os endereços está disponível no site da pasta (confira clicando aqui).
Até o dia 9 de julho, a Secretaria de Saúde pretende imunizar 90% do público-alvo da campanha, de 1.117.656 pessoas. Quem já tomou a vacina contra a Covid-19 deve ficar atento ao prazo entre um imunizante e outro.
“O recomendado é que haja um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a vacina da gripe”, diz a Secretaria de Saúde.
Primeira fase
A primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe teve baixa adesão no Distrito Federal e no país. Em Brasília, das 391.783 pessoas que deveriam ser imunizadas, só 113.574tomaram procuraram os Postos de Saúde – portanto, 29% do total.
A primeira fase da campanha teve início em 12 de abril, para:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Mulheres com até 45 dias de pós-parto (puérperas)
- Povos indígenas
- Trabalhadores da Saúde
A terceira etapa da campanha começa em 9 de junho e vai até 9 de julho. Nessa fase serão imunizadas:
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Forças de segurança e salvamento
- Forças armadas
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade
Saúde
O imunizante protege contra o influenza A H1N1, A H3N2 e B. A vacinação garante proteção contra infecções respiratórias, justamente em um momento no qual há alto número de casos de Covid-19.
Por isso, a campanha pretende imunizar populações vulneráveis, que tenham risco de desenvolver formas graves da gripe e reduzir o impacto das complicações respiratórias. Com mais uma forma de proteção, segundo a Secretaria de Saúde, é possível aliviar a sobrecarga nos hospitais durante a pandemia.