Secretaria de Saúde espera imunizar 1.117.656 pessoas, porém, apenas 444.323 procuraram postos até sexta (25). Iniciativa vai até 9 de julho; veja onde se vacinar e quem tem direito.
A vacinação contra a gripe está com baixa adesão no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), em mais de dois meses de campanha, menos da metade do público-alvo se protegeu contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e a Influenza B.
A campanha de imunização começou em 12 de abril e continua até 9 de julho, em 100 Unidades Básicas de Saúde (veja endereços). A meta da pasta é atingir 1.117.656 pessoas, entretanto, apenas 444.323 se vacinaram até sexta-feira (25), ou seja, 39% do total.
A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira. Entre os contemplados (veja público-alvo abaixo), os professores foram os que mais procuraram a imunização. Ao todo, 24.224 profissionais da Educação foram imunizados e isso representa uma cobertura vacinal de 65,4%. Ainda assim, segundo a secretaria, é um percentual distante da meta de 90%.
Os grupos que menos procuraram a vacinação são as puérperas (50%), trabalhadores da saúde (50,1%) e idosos (54,6%). De acordo com a SES-DF, a imunização contra a gripe é tão importante quanto a de combate à Covid-19.
Público-alvo
Este ano, a campanha de vacinação contra a gripe foi dividida em etapas. Veja:
- 1ª fase: 12 de abril a 10 de maio
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Gestantes;
Puérperas;
Povos indígenas;
Trabalhadores da saúde. - 2ª fase: 11 de maio a 8 de junho
Professores de escolas públicas e privadas;
Idosos (60 anos ou mais). - 3ª fase: 9 de junho a 9 de julho
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de Segurança e de Salvamento;
Forças armadas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do Transporte Coletivo;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens, entre 12 e 21 anos, sob medida socioeducativa e privados de liberdade.
A Secretaria de Saúde pede que as pessoas que façam parte tanto do grupo prioritário para a vacinação contra a Influenza quanto contra Covid-19 fiquem alertas para o prazo de aplicação entre um imunizante e outro.
A pasta orienta que seja priorizada a administração da vacina contra Covid-19. Caso a primeira ou segunda dose já esteja marcada, o ideal é de que se respeite o intervalo de 14 dias para se imunizar contra a Influenza.
Tempo frio facilita propagação da doença
Dose da vacina da gripe no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde
A Secretaria de Saúde alerta ainda sobre a disseminação de doenças respiratórias durante o inverno, que começou em 21 junho. Segundo a pasta, a estação mais fria do ano facilita a ocorrência de infecções virais (gripes e resfriados), que podem se complicar com doenças bacterianas como amigdalites, sinusites, otites, pneumonias e até meningites.
A secretaria alerta que a Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada por agentes virais dos tipos A, B, C e D. “O tipo A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias”, informou.