Postos atendem apenas pessoas com 79 anos ou mais, explica GDF. Cronograma falso circula na internet e fala em imunização para pessoas a partir de 55 anos.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou uma nota, nesta quarta-feira (10), alertando que é falso um calendário de vacinação contra Covid-19, para idosos, que circula em grupos de WhatsApp e nas redes sociais. A pasta explica que, neste momento, trabalha com a apenas com a imunização de pessoas com 79 anos ou mais.
“A vacinação para quem tem abaixo de 79 anos será divulgada quando houver possibilidade de ampliar a vacinação. A Secretaria de Saúde lembra que aguarda a chegada de mais doses da vacina que previne a Covid-19 para vacinar mais pessoas”, diz a secretaria.
A vacinação de idosos com 79 anos ou mais é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos postos de drive-thru (veja endereços abaixo). O cronograma falso diz que moradores do DF, a partir de 55 anos, já poderiam ser vacinados.
A secretaria explica ainda que as informações relacionadas à vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal podem ser encontradas na página #VacinaDF e no site da pasta.
Quem pode ser vacinado?
Trabalhadores de saúde da rede pública de todos os níveis de atenção à saúde, bem como do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu), da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e da Administração Central (ADMC) receberam a primeira dose da vacina e começaram a receber a segunda dose na terça-feira (9).
Também foram imunizados os trabalhadores de hospitais privados, conveniados, filantrópicos, universitário e militares que possuem pronto-socorro e recebem pacientes infectados. Assim como quem atende nos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH), como resgatistas do Corpo de Bombeiros e outras instituições privadas que prestam APH.
Ainda estão no cronograma do GDF os profissionais de saúde inscritos nos programas de residência médica e multiprofissional, profissionais de saúde voluntários, profissionais de vigilância, limpeza e administrativo que atuam nessas áreas.
Idosos maiores de 60 anos que vivem em instituições, colaboradores dessas instituições e pessoas a partir de 18 anos de idade, com deficiência, que vivem em abrigos, assim como os funcionários desses locais também receberam a vacina.
Pacientes do home care (SAD-AC) e do Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad) (AD2 e AD3), além de um cuidador dos pacientes do Nrad, exceto gestantes; pPopulação indígena que reside em terras indígenas e idosos com com 79 anos ou mais completam o grupo prioritário em Brasília.
Onde se vacinar contra Covid no DF?
Idosos com 79 anos ou mais devem procurar os postos (veja aqui os endereços). Conforme o GDF, são 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros seis locais estratégicos, como escolas e ginásios.
“Não é preciso marcar horário e é obrigatório o uso de máscara”, diz a pasta.
Os postos drive thru funcionam das 8h às 17h, sem intervalo de almoço. Veja os endereços:
- Faculdade Unieuro, em Águas Claras
- Centro de Prática Sustentáveis do Jardim Botânico (DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral)
- Estacionamento 13 do Parque da Cidade
- UBS 20 de Planaltina (Arapoanga – quadra 12 D, conjunto A, Área Especial)
- UBS 1 de Sobradinho I (quadra 14, Área Especial 22/23)
- UBS 2 de Sobradinho II (rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho)
- UBS 2 do Guará (QE 23, lote C, área especial S/N, Guará II)
- UBS 1 do Riacho Fundo 1 (QN 9, área especial 11)
- UBS 5 de Ceilândia (QNM 16, módulo F, Ceilândia Norte)
- Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21
Por G1 DF*