Expediente nos pontos de vacinação parou para o Natal, mas retorna em horário normal de funcionamento, a partir das 8h

A vacinação contra a Covid-19 no DF parou para as comemorações de Natal. Os pontos de vacinação foram fechados às 12h dessa sexta-feira (24/12) e retornam nesta segunda-feira (27), no horário normal de funcionamento, a partir das 8h.
Para quem for aos postos na segunda, é preciso estar atento aos intervalos entre cada dose de vacina, que mudam dependendo da marca do imunizante.
Para aqueles que receberam na primeira dose a AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech, basta contar 56 dias a partir da primeira aplicação, independentemente da data marcada no cartão de vacina. Para a Coronavac, o intervalo é de até 28 dias.
Os locais de vacinação são separados entre as três doses e entre adolescente e adultos. O cidadão pode optar ainda por postos de saúde em que é possível receber a dose dentro do carro, os pontos drive-thru, por aqueles em que os pedestres são atendidos.
Para a terceira dose, desde terça-feira (21/12) há um novo intervalo mínimo para que seja aplicada a dose de reforço em maiores de 18 anos. Quem tiver finalizado o ciclo de imunização com AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer há quatro meses já pode procurar postos espalhados pela capital.
Com a antecipação, agora são 693.478 moradores do Distrito Federal aptos a receberem a dose de reforço. A exceção ao novo intervalo se aplica a gestantes e puérperas. Esse público deve receber a dose de reforço ainda com cinco meses de intervalo entre a 2ª e 3ª doses.
Outra novidade é o início da aplicação da 4ª dose para pessoas imunossuprimidas que devem receber a dose adicional também quatro meses após a primeira dose de reforço.