Projeto piloto amplia campanha para estudantes de todas faixas etárias, inclusive da Educação de Jovens e Adultos. Imunização vai das 9h às 17h, no CED 1; alunos de outras escolas podem participar.
A vacinação contra a Covid-19 nas escolas públicas do Distrito Federalcomeça neste sábado (19), no Centro Educacional 1 (CED 1), na Estrutural. A imunização vai das 9h às 17h e podem ser vacinados estudantes de outras escolas que tenham mais de 5 anos de idade.
A informação foi divulgada pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, nesta quinta-feira (17). Segundo a secretária, a campanha atenderá estudantes de todas as faixas etárias, inclusive do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em um primeiro momento, apenas alunos de 5 a 11 anos seriam vacinados nas escolas e a campanha começaria pela região do Guará.
“Em uma conversa entre a Secretaria de Educação e a de Saúde foi pensada a possibilidade de ampliar a vacinação para pessoas de outras faixas etárias. Temos estudantes do EJA de 80 anos. Porque não ampliar?”, diz a secretária de Educação do DF.
Pais e alunos poderão usar um transporte escolar que tenha o mesmo itinerário dos dias de aula normal (saiba mais abaixo). A campanha faz parte de um projeto piloto das secretarias de Saúde e de Educação do DF “para ampliar a cobertura vacinal das pessoas em idade escolar e facilitar o acesso das crianças ao imunizante”, diz o GDF.
No CED 1, haverá também um espaço separado para a vacinação dos pais e responsáveis pelos estudantes. “Mas, a prioridade é a vacinação de estudantes “, aponta o secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache.
Vacinação contra Covid-19 em crianças no DF — Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde do DF
Transporte gratuito com ônibus escolares
Segundo o subsecretário de Apoio às Políticas Educacionais substituto, Nivaldo Felix, alunos de outros colégios também podem buscar a vacina no CED 1. “Essa escola é um ponto onde vamos alcançar um quantitativo maior”, diz Felix.
Para facilitar o deslocamento, os ônibus escolares vão circular, neste sábado, a partir das 8h. Conforme o subsecretário, haverá transporte de duas em duas horas.
“Os alunos vão embarcar nos pontos normais, acompanhados do responsável. Contaremos com o apoio da PM e do Detran para organizar o trânsito”, diz Nivaldo Felix.
Para estudantes com menos de 18 anos, as orientações para comparecer ao CED 1 são as seguintes:
- Estar acompanhado dos pais ou de um responsável;
- Levar um documento de identificação;
- Levar a carteira de vacinação
Segundo o GDF, a partir do resultado do projeto piloto, novas estratégias serão estabelecidas e um cronograma de vacinação nas escolas será montado.
“A tendência é aumentar o número de escolas com a vacinação”, diz a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Deltacron
O Ministério da Saúde confirmou na última terça-feira (15) os dois primeiros casos de Covid-19 no país causados pela variante chamada de “deltacron”. Os pacientes são do Pará e Amapá. Durante a entrevista coletiva desta quinta-feira (17), o secretário de Saúde disse que a pasta está atenta.
“Quero tranquilizar a sociedade de Brasília. Estamos sequenciando o máximo possível e até agora não tivemos nenhum caso. Se acontecer, estaremos divulgando”, diz Manoel Pafiadache.