Inscrição deve ser feita pela internet, no site da Secretaria de Saúde. Público vai ser contemplado a partir de terça-feira (4), de forma gradual, por idade; veja quem tem direito.
Em pouco mais de 24 horas, 65.315 pessoas com comorbidades se cadastraram no site da Secretaria de Saúde para receber doses da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal. Segundo balanço da pasta, maior parte do público (29,5%) tem hipertensão arterial.
O portal para cadastro foi disponibilizado nesta sexta-feira (30). A imunização desse grupo está prevista para começar na próxima terça (4) e segue gradualmente até 18 de maio, para moradores entre 55 e 59 anos (veja calendário mais abaixo).
Já o grupo de pessoas com diabetes mellitus corresponde a 22,84% do cadastrados e imunossuprimidos, são 9,6%. Após informar os dados, o cidadão deverá aguardar o anúncio do agendamento pelo site.
O cadastro é essencial para que a pasta dimensione o quantitativo de vacinas a serem disponibilizadas para integrantes desse grupo de risco, segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
“Oriento a todos que possuam comorbidades que entre no site e faça seu cadastro. Estamos com a previsão de iniciar a vacinação nesta semana, contemplando quem tem síndrome de Down, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas em terapia renal substitutiva.”
A outra recomendação da secretaria é para que quem tiver alguma dificuldade em se cadastrar no site procure a unidade básica de saúde mais próxima. “Na UBS, a equipe de saúde da família irá direcionar o indivíduo para que o agente comunitário de saúde preencha os dados e faça o cadastro”, disse o secretário.
Quem deve se cadastrar?
Todas as pessoas com mais de 18 anos com as comorbidades listadas abaixo:
- Diabetes melitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão Arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da Aotya, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática
Novas doses
Neste sábado (1º), o DF recebeu um novo lote de vacinas contra Covid-19, com 9.800 doses. Os imunizantes já foram conferidos e, segundo a Secretaria de Saúde, já estão na Rede de Frio Central.
A pasta informou que essas doses são da CoronaVac, e estão reservadas, em quase sua totalidade, para aplicações da segunda dose.
Nesta sexta-feira (30), foi iniciada a campanha de vacinação para pessoas de 60 e 61 anos no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde, 23.601 pessoas tomaram a primeira dose.
O último “vacinômetro” divulgado pela pasta contabilizou 448.434 imunizados com a etapa inicial. Isso representa 14,68% da população.
No total, 250.593 pessoas também tomaram a segunda dose e concluíram a imunização. Só nesta sexta, foram 4.247 vacinados com o reforço.