Desde terça-feira (26), por recomendação do Ministério da Saúde, só podiam tomar vacina extra idosos que receberam segunda dose até 21 de abril, e profissionais de saúde que tomaram até 15 de abril. Secretaria de Saúde revisou medida para ampliar imunização.
A partir desta sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) volta a aplicar a dose de reforçocontra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de 60 anos e profissionais de saúde que tenham completado seis meses desde o recebimento da segunda dose ou dose única.
Desde terça-feira (26), os postos foram orientados a limitar o público com base na data do último atendimento,conforme recomendação do Ministério da Saúde. Desde então, só receberam a dose extra pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até 21 de abril, e os profissionais de saúde imunizados até 15 de abril.
Ao anunciar a revisão da regra em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (28), o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, explicou que a equipe da SES-DF resolveu debater a orientação do governo federal, e mudou a regra, para vacinar o público “mais rápido”.
“Fizemos uma rediscussão, uma análise no nosso banco de dados, e identificamos que temos aproximadamente quase 40 mil profissionais de saúde que já seguem o critério de elegibilidade, contando os seis meses, e o mesmo número de idosos”, disse Valero.
O subsecretário ainda pediu “desculpas pelo equívoco”, e considerou que a vacinação limitada foi uma “experiência ruim” na campanha do DF.
Os postos de imunização para dose de reforço que estarão abertos na sexta-feira (29) serão divulgados no site da SES-DF ainda nesta quinta.