Vagas serão liberadas a partir das 8h desta segunda-feira (19). Marcação deve ser feita pela internet; veja como.
Profissionais das forças de segurança do Distrito Federal devem agendar a aplicação da vacina contra a Covid-19 a partir das 8h desta segunda-feira (19). Conforme a Secretaria de Saúde do DF, serão liberadas 2.237 vagas para imunização.
A pasta disse ainda que o número de vagas é igual a lista de servidores enviada pelas corporações, com o nome e o CPF “de cada contemplado nesta fase”. O agendamento deve ser feito pela internet, no entanto, a página só ficará disponível na segunda-feira.
“Os servidores que não conseguirem agendamento poderão continuar recebendo as doses remanescentes, a chamada ‘xepa’, da vacina, no final do dia”, diz a Secretaria de Saúde (saiba mais abaixo).
A lista de vacinação com os 2.237 nomes inclui as seguintes categorias:
- Policia Militar
- Policia Civil
- Policia Federal
- Agentes do Detran
- Corpo de Bombeiros
- Forças que apoiam o decreto das medidas restritivas do GDF, conforme previsto pelo Ministério da Saúde
A Secretaria de Saúde explica que três drive-thrus vão atender os profissionais: no estacionamento 13 do Parque da Cidade, no Shopping Iguatemi e na Faculdade Unieuro, em Águas Claras.
A aplicação das vacinas agendadas vai ocorrer na terça (20), na quinta (22) e na sexta-feira (23).
Critérios para vacinar 2.237 profissionais da segurança pública
Conforme a Secretaria de Saúde, foi a Secretaria de Segurança Pública que enviou à pasta os nomes e os CPFs dos profissionais que serão contemplados nesta semana. “A Polícia Federal também enviou uma lista própria”, disse a pasta.
O GDF explica que a vacinação dos profissionais mais expostos às ações de combate à Covid-19 vai ocorrer “de forma escalonada e proporcional”. A ordem é a seguinte:
- Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes
- Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar
- Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19
- Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria
“Os demais trabalhadores das forças de segurança pública e Forças Armadas, que não se enquadram nas atividades descritas acima, serão vacinados de acordo com o andamento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19”, diz o GDF.
‘Xepa’ da vacina
Os servidores da área da Segurança Pública continuam recebendo as doses remanescentes da vacina contra Covid – a chamada “xepa” – ao final de cada dia. Para ser imunizada, a pessoa deve se apresentar ao coordenador dos postos de vacinação exclusivos de sua corporação, 30 minutos antes do encerramento das atividades (veja endereços abaixo).
Conforme a Secretaria de Segurança, “eles [servidores] darão o apoio necessário e auxilio na organização e segurança do fechamento das unidades de vacinação”. No entanto, “o comparecimento não garante a aplicação do imunizante, devendo sempre aguardar a orientação da equipe da Secretaria de Saúde no local”.
Podem receber a “xepa” os servidores das seguintes corporações:
- Policia Militar (PMDF)
- Policia Civil (PCDF)
- Corpo de Bombeiros (CBMDF)
- Departamento de Trânsito (Detran-DF)
- Secretaria de Administração Penitenciária (Seape)
- Sistema socioeducativo (Sejus)
- Secretaria de Segurança Pública (SSP)
“Serão vacinados aqueles servidores ligados diretamente à escolta e segurança dos postos de vacinação, além dos que atuam nos resgates, atendimento pré-hospitalar e vigilância das medidas de distanciamento social, por exemplo. A idade também é outro quesito que será levado em consideração”, diz o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.
Veja endereços por categoria
- PMDF: Paranoá; Regional de Santa Maria; UBS 1, na Asa Sul; UBS 1, na Candangolândia; UBS 4, no Guará; UBS 2, na Estrutural; UBS 1, no Riacho Fundo II; UBS 2, no Riacho Fundo II; UBS 1, em Brazlândia; UBS 7, em Ceilândia; UBS 17, em Ceilândia; UBS 1, no Gama; Assembleia de Deus de Santa Maria; UBS 1, em Sobradinho I; UBS 2, em Samambaia; UBS 1, no Núcleo Bandeirante; Administração Regional de Samambaia; e UBS 1, em Taguatinga.
- CBMDF: Policlínica, no Lago Sul; UBS 1, no Riacho Fundo; UBS 16, em Ceilândia; UBS 3, no Gama; UBS 2, em Santa Maria; Casa Vivência, em Planaltina; UBS 3, no Recanto das Emas; UBS 7, em Samambaia; UBS 5, em Taguatinga; e Ginásio São Bartolomeu, em São Sebastião.
- PCDF: UBS 1, no Lago Norte; UBS 3, no Guará; UBS 5, em Ceilândia; UBS 5, no Gama; UBS 2, no Itapoã; UBS 5, em Planaltina; Estacionamento Bezerrão, no Gama; e UBS 4, no Guará.
- Seape: Centro de Práticas, no Jardim Botânico; e UBS 1, no Guará.
- Sistema socioeducativo: UBS 2, na Asa Norte.
- Detran: UBS 2, de Sobradinho e UBS 3, de Ceilândia.
- SSP: UBS 2 do Cruzeiro; e UBS 2 do Guará.
Balanço da vacinação
Conforme o GDF, até o começo da tarde deste domingo (18), 357.299 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal. “Isso corresponde a 15,47% da população com mais de 18 anos, estimada em 2.309.944 pessoas, segundo a Codeplan.
A Secretaria de Saúde aponta ainda que 140.229 pessoas, ou 6,06% da população-alvo, recebeu a segunda dose. (G1)