Secretaria de Saúde estima vacinar 42,3 mil pessoas nessa faixa etária. Aplicação das doses começa na segunda-feira (1º), em 36 locais; é necessário levar documento de identidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/8/q/ajTUXzSyOA8LKvnVQlsw/vacina-coronavac-coronavirus-covid-19-uberaba.jpg)
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou, na noite desta sexta-feira (29), que a vacinação contra Covid-19 para idosos com mais de 80 anos começa na segunda (1º), às 13h, em 36 endereços da capital. Inicialmente, não haverá esquema drive thru.
Confira aqui a lista de postos de vacinação contra a Covid-19
A pasta estima vacinar 42.355 pessoas nessa faixa etária. No local, será preciso apresentar o documento de identidade e “é importante levar o cartão de vacina“, segundo orientação da secretaria.
Entre os postos de imunização espalhados no DF, há 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros seis locais estratégicos, como escolas e ginásios (confira no link acima). A lista de endereços informada pelo governo do DF vale até o dia 5 de fevereiro, quando a relação pode ser atualizada.
Não é preciso marcar horário e é obrigatório o uso de máscara. A Secretaria de Saúde informou ainda que, em todos os locais de vacinação, haverá profissionais que vão fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias, como o distanciamento social, para evitar aglomerações.
Vacinação no DF
A campanha de vacinação contra Covid-19 no Distrito Federal teve início no dia 19 de janeiro. Na primeira fase da iniciativa, o principal grupo a ser imunizado é o de profissionais de saúde da rede pública e que trabalham em hospitais privados.
A lista também inclui pacientes em home care, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de acolhimento, além de indígenas.
Até a noite desta sexta (29), 44.315 pessoas do grupo prioritário haviam sido vacinadas no DF.
Durante o anúncio de ampliação do público-alvo, a Secretaria de Saúde informou ainda que o DF deve receber, na próxima semana, uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde. A expectativa é, então, ampliar a vacinação para novos públicos. Os próximos a serem contemplados serão:
- Idosos a partir de 75 anos;
- Pacientes acamados, com dificuldade de locomoção, perfil AD1, assistidos pela rede pública e privada e um cuidador por grupo familiar.
Ritmo de imunização
O Distrito Federal recebeu duas remessas da vacina CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac -, totalizando 125.160 doses, segundo a secretaria.
Também foram recebidas 41,5 mil doses da vacina desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica AztraZeneca. As unidades já estão aplicando a primeira dose das duas vacinas.
No caso da CoronaVac, o intervalo entre a primeira e segunda doses é de 14 a 28 dias, e metade das doses recebidas são reservadas para a segunda aplicação. Já com a vacina de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias.
Por G1 DF