Nesta primeira etapa, estão sendo imunizados profissionais de saúde, pacientes em home care, entre outros grupos. Saiba em que locais há aplicação de doses.
A campanha de vacinação contra Covid-19 no Distrito Federal teve início no dia 19 de janeiro. Na primeira fase da iniciativa, o principal grupo a ser imunizado é o de profissionais de saúde da rede pública e que trabalham em hospitais privados.
A lista também inclui pacientes em home care, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de acolhimento, além de indígenas (veja relação abaixo).
Segundo a Secretaria de Saúde do DF, ainda não há previsão do início da campanha para idosos fora de instituições de acolhimento. No entanto, segundo o secretário Osnei Okumoto, quando chegarem mais doses, devem ser contempladas pessoas acima de 80 anos de idade.
Quem pode ser vacinado?
- Trabalhadores de saúde da rede pública de todos os níveis de atenção à saúde, bem como do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu), da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e da Administração Central (ADMC);
- Trabalhadores dos hospitais privados, conveniados, filantrópicos, universitário e militares;
- Trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH): resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições privadas que prestam APH;
- Trabalhadores da saúde que serão vacinadores;
- Idosos maiores de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os colaboradores das instituições;
- Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência residentes em residências inclusivas (institucionalizadas) e os colaboradores das instituições;
- Pacientes do home care (SAD-AC) e do Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad) (AD2 e AD3), além de um cuidador dos pacientes do Nrad, exceto gestantes;
- População indígena que reside em terras indígenas;
- Profissionais de saúde inscritos nos programas de residência médica e multiprofissional, profissionais de saúde voluntários, profissionais de vigilância, limpeza e administrativo que atuam nas áreas supracitadas.
Onde ocorre a vacinação?
Profissionais que atuam em hospitais públicos:
Segundo a Secretaria de Saúde, os trabalhadores que atuam em hospitais públicos da capital devem ser imunizados no local de trabalho. Fazem parte da lista:
- Hospital de Base do DF
- Hospital de Apoio de Brasília
- Hospital Materno Infantil – HMIB
- Hospital da Criança
- Hospital Regional da Asa Norte – HRAN
- Hospital Regional de Brazlândia
- Hospital Regional de Ceilândia
- Hospital Regional do Gama
- Hospital Regional do Guará
- Hospital Região Leste (Paranoá)
- Hospital Regional de Planaltina
- Hospital Regional de Santa Maria
- Hospital Regional de Samambaia
- Hospital Regional de Sobradinho
- Hospital Regional de Taguatinga
Profissionais que atuam em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs):
A SES-DF afirma que esses trabalhadores serão vacinados por equipes volantes da pasta, que vão a cada uma das seis unidades na capital, que ficam em:
- Ceilândia
Endereço: QNN 27, Área Especial D – Ceilândia Norte - Núcleo Bandeirante
Endereço: DF-075, KM 180, Área Especial – EPNB - Recanto das Emas
Endereço: quadra 400/600 – Área Especial - Samambaia
Endereço: QS 107, conj. 4 – Área Especial - São Sebastião
Endereço: quadra 102, conj. 1 - Sobradinho
Endereço: DF-420, em frente à AR-13, próximo ao COER
Profissionais que atuam em hospitais privados:
Segundo a Secretaria de Saúde, os hospitais da rede privada devem enviar à pasta a relação com os nomes completos e CPFs de todos os profissionais que atuam nessas unidades. A SES-DF afirma que vai enviar doses e equipes volantes para realizar a imunização desses profissionais.
Profissionais do Hospital de Campanha da Polícia Militar:
A secretaria afirma que os profissionais que atuam no hospital de campanha da Polícia MIlitar serão vacinados por equipes volantes, na própria unidade.
Pacientes em home care e cuidadores, idosos e pessoas com deficiência em unidades de acolhimento e trabalhadores desses locais, e indígenas:
Ainda de acordo com a SES-DF, esses públicos também serão vacinados por equipes volantes da pasta, para que não precisem ir a postos de saúde. A secretaria é responsável pelo agendamento nesses locais.