Imunização de pessoas com 64 e 65 anos está prevista para começar às 13h, mas algumas unidades anteciparam serviço. Capital recebeu 72,8 mil doses nesta sexta-feira (16).
Filas se formaram nos postos de vacinação contra a Covid-19 do Distrito Federal após a Secretaria de Saúde antecipar a imunização de idosos com 64 e 65 anos para esta sexta-feira (16). Apesar da imunização estar programada para começar às 13h, muitos decidiram ir cedo para garantir uma dose.
Além da presença do novo público-alvo, pessoas em busca da segunda dose da vacina também compareceram às unidades de saúde durante a manhã. No Centro de Saúde 13, da Asa Norte, por exemplo, desde 9h, pessoas acima dos 64 anos já se organizavam em fila.
Devido à alta demanda, a Secretaria de Saúde antecipou a imunização nos postos em que as vacinas já tinham sido entregues. A capital recebeu 72,8 mil doses na madrugada desta sexta, que começaram a ser distribuídas durante a manhã.
O serviço começou mais cedo no Parque da Cidade, na unidade básica de saúde (UBS) 5, em Taguatinga, e no Centro de Saúde 13, na Asa Norte. Lucília Ferreira da Cruz, de 65 anos, decidiu ir cedo para garantir a imunização.
Ela chegou ao Centro de Saúde 13 da Asa Norte às 9h, 4h antes do horário previsto para o início da vacinação. Porém, a unidade decidiu antecipar o serviço e ela conseguiu ser imunizada por volta das 11h.
“Fui a segunda pessoa aqui a ser vacinada. É um sentimento de alívio e alegria. Estava muito ansiosa”, comentou.
Lucília conta que se programou para ir à um local de vacinação no sábado (17), porém, quando ligou a televisão, ela viu que o serviço tinha sido antecipado e decidiu ir logo ao posto. “Estávamos esperando essa vacina há tanto tempo que é difícil esperar”, comentou.
Filas
Além da Asa Norte, filas de pessoas em buscas de vacinação foram registradas em Taguatinga, Cruzeiro, Lago Norte e Asa Sul. A orientação da Secretaria de Saúde, no entanto, é de que os contemplados nessa etapa da campanha tenham calma e evitem aglomerações nos postos de saúde.
Em pontos drive-thru, filas de veículos também começaram a se formar. Por volta das 12h, nos postos do Parque da Cidade e do Shopping Iguatemi, dezenas de veículos estavam estacionados à espera do início do serviço.
A aposentada Maria da Penha, de 65 anos, chegou ao Centro de Saúde 13 da Asa Norte por volta das 11h. “Fiquei sabendo que seria vacinada hoje de manhã e vim correndo. Quero garantir minha dose”, disse.
De acordo com ela, o sentimento de estar contemplada nessa fase da campanha é de alívio. “Estamos todos trancados em casa há muito tempo. Minha filha que mora comigo trabalha na área da saúde, por isso, o cuidado é dobrado. Com a vacina, a preocupação vai diminuir, pelo menos um pouco”, afirmou.
Vacinação ampliada
Nesta sexta, o Distrito Federal recebeu 72,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes entregues na capital são da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica Sinovac, e da Covishield, idealizada pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca. Confira:
- Astrazeneca: 40.971 doses
- Coronavac: 31.847 doses
Na quarta-feira, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que as novas doses serão distribuídas a outros grupos, além dos idosos. Veja abaixo:
- 43.140 para primeira dose dos idosos com idade a partir de 65 e 64 anos;
- 2.237 para primeira dose dos profissionais de segurança pública;
- 4.414 para primeira dose dos profissionais de saúde;
- 23.517 para segunda dose.