Segundo chefe da Casa Civil, mais 15 mil vagas serão disponibilizadas a partir das 17h desta quinta (20). Outras 15 mil vagas para profissionais de saúde vão ser abertas às 17h de sábado (22).
O chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, anunciou a reabertura do agendamento para vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades a partir de 30 anos, nesta quinta-feira (20). De acordo com o secretário, mais 15 mil oportunidades serão abertas às 17h para esse público.
Em coletiva de imprensa, Gustavo Rocha também afirmou que, às 17h de sábado (22), serão abertas 15 mil vagas para vacinação de profissionais da rede privada de saúde. Em ambos os casos, o agendamento está disponível no site da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
A campanha foi ampliada para pessoas com comorbidades entre 30 e 49 anos na última segunda-feira (17). No entanto, no dia seguinte, o agendamento foi suspenso porque as 30 mil vagas disponibilizadas inicialmente se esgotaram.
Já para profissionais de saúde, a última abertura de vagas ocorreu em 4 de maio. À ocasião, foram contemplados apenas:
- Trabalhadores das categorias de serviço social;
- Agentes funerários;
- Biomedicina;
- Biologia;
- Técnicos de laboratório;
- Medicina;
- Enfermagem;
- Técnicos de radiologia;
- Internos de medicina e enfermagem;
- Servidores do DF Legal.
A SES-DF ainda não informou quais categorias serão atendidas com as vagas que serão abertas no sábado.
Vacinação de professores
Durante a coletiva, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, confirmou o início da vacinação de trabalhadores da educação nesta sexta-feira (21), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, no Guará. O público-alvo inicial é de profissionais que atuam em creches.
No primeiro dia, serão disponibilizadas 1 mil vagas. Outras 4 mil vão ser distribuídas a partir da próxima segunda-feira (24). O atendimento será feito por meio de uma lista enviada pela Secretaria de Educação (SE-DF) e os beneficiados precisam mostrar documento de identificação e de vínculo com a instituição de ensino.
Segundo estimativa do GDF, a capital tem 10 mil trabalhadores da educação infantil a serem imunizados. Osnei Okumoto afirma que há expectativa de chegada de mais doses para os próximos dias e que, assim, todo esse público deve ser atendido.
Quanto aos critérios de escolha dos profissionais a serem imunizados primeiro, o secretário afirmou que a elaboração da lista foi de responsabilidade da SE-DF. “Toda a responsabilidade da lista e da escolha das pessoas que estarão sendo vacinadas é do secretário de Educação.”
No entanto, os gestores não esclareceram quais foram os critérios utilizados pela pasta.