Arquivo pessoal
Maria José Rocha Lima
A Unieco – Instituto Filantrópico de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Saúde – ministra, há 20 anos, o Curso Superior em Teologia. O curso presencial ocorre aos sábados, pela manhã.
A pastora Maria Clara Serpa Fernandes Canto, que coordena o Curso de Teologia, já formou dezenas de turmas. Ela, que é MBA, muito experiente, tendo realizado missões em 67 países, escolhe os professores e alunos a dedo e sob a orientação do Espírito Santo.
Os professores do curso são notáveis, profissionais de várias áreas do conhecimento, têm uma sólida formação Teológica e são preparados nos estudos Bíblicos: exegese. Na Bíblia, a exegese é o estudo da interpretação gramatical e sistemática das Escrituras Sagradas. Para que uma pessoa possa estar apta a fazer uma exegese bíblica, deve ser especialista nos idiomas originais bíblicos, como o grego e o hebraico, e preparada para evitar interpretações populares, “criativas interpretações contemporâneas” e muitas vezes heréticas.
A Bíblia é interpretada de formas diferenciadas? Para o Bispo de Formosa Dom Adair, a primeira recomendação é “para que não leiamos a Bíblia de forma desconfiada. A Bíblia não é um livro, é um conjunto de livros, é uma biblioteca, com textos que se referenciam em verdades milenares. O antigo Testamento dos Judeus e o Novo Testamento dos Cristãos. A Bíblia não é um livro-ciência. É um livro que trata de verdades religiosas e sobrenaturais. É claro que existem vários estudiosos que a estudam arqueologicamente, outros estudam sob a interpretação exegética, mas necessitamos ler a Bíblia tentando ouvir o próprio Espírito Santo”.
As aulas do Professor Pastor Iamandro Duque Pessoa, da Igreja Batista de Formosa, foram aulas que poderíamos, numa linguagem moderna, chamar de papo kbeça. Tomei emprestado dele mesmo, que participou do Encontro Teológico Intitulado Bispo Dom Adair José e o Pastor Iamandro Pessoa.
O Pastor Iamandro lembra que “a Bíblia, escrita há mais de três mil anos, é absolutamente atual. Trata de questões existenciais do ser humano. Uma das coisas mais interessantes da Bíblia é que ela é o livro mais atual do que o jornal que vamos abrir depois de amanhã. Apesar de ter sido escrito há três mil anos, ele trata de questões constantes, perenes e apontam para a eternidade”.
Para ele, “a Bíblia não é um livro da moda. Por exemplo, o primeiro homicídio da história está na Bíblia; quando falamos na depressão a Bíblia já tratou; sobre o câncer já está na Bíblia. A Bíblia são as revelações de Deus. Ao ler a Bíblia escutamos mensagens do Espírito Santo. Nós precisamos olhar a Bíblia não apenas mensagens, mas as Belezas Divinas”.
Ele consegue ensinar, de forma leve, uma matéria que pode ser difícil. Ensina brincando, explica de um jeito diferente, nordestino, e envolve a todos em sua aula. Exerceu sua profissão da forma mais linda possível, com dedicação e paixão de ensinar.
É uma inspiração como pessoa, pelo jeito de levar a vida, sempre com fé, humildade, alegria, bom humor, valorizando amigos e família, tratando todos com igualdade e acolhimento, sempre do jeito brincalhão dele, é muito engraçado. Tudo nos conduziu à comemoração dos aniversários do professor Iamandro e do meu numa verdadeira comunhão: alegria, contribuição, compartilhamento de palavras, comidas deliciosas, doces palavras e puro amor, todos em Deus!