Obra de R$ 275 milhões promete desafogar tráfego para moradores da região oeste da capital. Com sete meses de atraso, construção não foi entregue por completo.
Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, no DF — Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
O túnel Rei Pelé, em Taguatinga, no Distrito Federal, foi oficialmente inaugurado e liberado para trânsito na manhã desta segunda-feira (5). A construção, de R$ 275 milhões, promete desafogar o trânsito para os moradores da região oeste de Brasília, ligando a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Avenida Elmo Serejo.
Com sete meses de atraso, no entanto, a obra não foi entregue por completo. A parte superior do túnel, por exemplo, por onde os ônibus vão circular, seguirá fechada. Embaixo, há tapumes e operários continuam trabalhando. Já a boulevard, que seria uma avenida arborizada, ainda não saiu do papel.
“Na parte superior nós temos ainda serviços de urbanização sendo feitos. Vamos ter calçadas, ciclovias, algumas vias ainda vão ser reformadas, paisagismo e equipamentos públicos. Já temos todos os contratos feitos e estamos confiando que em um prazo curto a gente consegue fazer essa entrega completa”, informou o secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho.
A inauguração ocorre no mesmo dia do aniversário de 65 anos de Taguatinga. Dentre os presentes na solenidade desta segunda-feira, estavam o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a vice-governadora Celina Leão (PP), e o ex-governador José Roberto Arruda.
“Hoje é um dia muito especial para todos nós. […] Quem anda por aqui vê o desenvolvimento, vê as coisas acontecendo, vê a realidade de uma cidade mudando de verdade. Para muitos, isso era quase impossível”, disse Ibaneis.
Os trabalhos para a construção do túnel começaram no dia 14 de maio de 2020, quando o governo do DF (GDF) fez obras de desvio no trânsito. A primeira promessa de conclusão foi em janeiro do ano passado. Depois, junho, setembro e dezembro de 2022. A última previsão de entrega era abril de 2023, mas acabou sendo novamente adiada para junho.
O túnel tem salas onde funcionam o sistema contra incêndio, além de um reservatório de água e central de monitoramento com 22 câmeras. Há ainda espaços para o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), brigadistas e Corpo de Bombeiros.
Também há painéis que alimentam a iluminação subterrânea, jatos ventiladores, exaustores e equipamentos que controlam a qualidade do ar.
Protocolo de segurança
Apenas carros leves e de passeio poderão trafegar pelo túnel na fase inicial após a inauguração. Ônibus, caminhões, ciclistas e pedestres estão proibidos de adentrar a passagem.
O Túnel Rei Pelé tem 1.060 km de extensão, com velocidade máxima permitida de 60 km/h. Segundo o GDF, o local será monitorado 24 horas por agentes de trânsito e pelos operadores da sala técnica, além de câmeras.
Será de responsabilidade do Detran acompanhar o acesso dos veículos no sentido Ceilândia-Plano Piloto, o chamado túnel sul, enquanto o DER-DF fará o monitoramento da entrada no túnel norte, sentido Plano Piloto-Ceilândia.