Neskau foi eleito em 11/2, em meio a grande crise que vive o partido. Decisão oficializa a retirada de Graciela Nienov do comando do PTB
O ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu, nesta sexta-feira (11/3), o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcus Vinicius de Vasconcelos Ferreira, conhecido como Marcus Vinícius Neskau(foto em destaque), como presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ele foi eleito em 11 de fevereiro deste ano, em meio a grande crise que vive a legenda.
A decisão oficializa a retirada de Graciela Nienov do comando da sigla. Na última semana, a Justiça indeferiu pedido de Graciela de reintegração de posse das dependências PTB.
Agora, além de validar o nome de Neskau na presidência do partido, o TSE determinou que as senhas do PTB sejam passadas a ele. Já Graciela deverá ter as senhas de acesso bloqueadas.
Entenda
O PTB vive uma guerra interna – e jurídica– após áudios atribuídos à então presidente nacional Graciela Nienov indicarem uma suposta traição ao ex-deputado federal Roberto Jefferson, principal líder da agremiação. Desde então, o grupo liderado por Nienov tenta manter-se no poder da sigla, mas as investidas processuais têm garantido apenas o grupo fiel ao ex-deputado federal.
Tida até então como sucessora natural do ex-deputado Roberto Jefferson no comando da legenda, Nienov deixou o posto de pupila e passou a ser alvo dos principais aliados do cacique partidário.