O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (9) quatro resoluções com as regras das eleições de 2022.
Entre elas, está a liberação do uso do Pix para despesas de campanha. A chave de identificação do candidato deve ser o CPF ou o CNPJ.
A proposta foi feita durante audiências públicas sobre as resoluções pelo Conselho Federal de Contabilidade e acolhida pelos ministros ao votar a minuta.
A Corte também começou a discutir se definirá um mesmo horário para o término do pleito em todo o país.
Pela proposta discutida, se a eleição terminar às 17h pelo horário de Brasília, ela se encerraria às 15h no Acre, que hoje encerra a votação mais tarde.
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, pediu vista (mais tempo para analisar o caso) e deve retomar a análise na próxima terça.
Segundo Barroso, essa iniciativa poderia combater teorias da conspiração que se alimentam da diferença de horários.
“A resolução endereça uma questão que foi problemática em eleições passadas”, afirmou. “Essas duas horas de silêncio [em razão da espera pelo Acre], num quadro polarizado de eleições apertadas costuma gerar indevidamente no imaginário social, ao menos de alguns, teorias conspiratórias e preocupações diversas”, disse.