Ação foi realizada no Gama nesta segunda-feira (2/5). Objetivo é que os alunos conheçam de perto como funciona o equipamento
Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu, pela primeira vez, uma urna eletrônica para estudantes de uma escola do Gama, região administrativa do Distrito Federal. O evento foi realizado nesta segunda-feira (2/5).
O objetivo do evento “Por Dentro da Urna” é que jovens conheçam de perto como funciona o equipamento, além de mostrar a importância deles para o processo eleitoral.
O coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, apresentou o funcionamento dos componentes da urna e esclareceu dúvidas sobre o processo eleitoral e os sistemas informatizados das eleições. Ele também falou sobre como o Tribunal está se organizando para realizar o pleito de 2022, marcado para outubro.
A ação foi dividida em duas apresentações, cada uma com 150 alunos, para respeitar o limite do auditório e manter o distanciamento recomendado para o contexto atual de pandemia de Covid-19.
A ideia é que o TSE realize a ação em outras escolas do Distrito Federal e também em espaços públicos, como parte de uma campanha de comunicação para as eleições deste ano.