
O presidente norte-americano, Donald Trump, que vê sua busca pela reeleição à Presidência dos Estados Unidos cada vez mais difícil, à medida em que avança a apuração dos votos, afirmou, nesta quarta-feira (4/11), que os advogados já entraram com pedido de recontagem, mas afirmou que de nada adianta, porque “o dano já foi feito”.
O adversário de Joe Biden vem apontando, sem provas, desde antes da votação e insistindo ao longo da apuração dos resultados, a existência de fraude abrangente.
“Nossos advogados pediram ‘acesso significativo’, mas de que adianta? O dano já foi feito à integridade de nosso sistema e à própria Eleição Presidencial. Isso é o que deve ser discutido”, escreveu o republicano no Twitter.
https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1324130551234727936?s=20
A equipe de Trump já havia informado que entraria com um pedido de recontagem de votos em Wisconsin e também pediria que a contagem de votos em Michigan e Pensilvânia fosse suspensa temporariamente.
Segundo a emissora de TV norte-americana CBC, o pedido sobre Michigan (projetado como vitória de Biden no fim da tarde desta quarta-feira) ocorre diante de alegada impossibilidade da campanha de acompanhar os locais de votação e a abertura das cédulas, o que é determinado pela lei local. A suspensão duraria até que o acesso da equipe aos locais seja concedido.
Donald Trump se declarou vencedor antecipadamente do processo eleitoral, que ainda aguarda contagem de vários votos enviados pelos correios.