Agradeço aos eleitores que sufragaram meu nome nas urnas e lamento que, por incompetência da direção partidária, os votos do PTB tenham sido quase todos anulados. Um desastre para quem lutou sem recursos, enfrentando os tubarões endinheirados, tentando, em vão, convencer pessoas que votam em troca de uma cesta básica ou uma nota de 50 reais.
Fica a lição de que o processo eleitoral é movido a dinheiro e interesses mesquinhos. O eleitor é mestre no toma-lá-dá-cá que tanto critica nos políticos, as direções partidárias são aparelhadas por gente sem escrúpulos, capaz de derrotar todo um grupo para atender a interesses de outro, limpando a área para que a nominata não fizesse sombra à candidata do verdadeiro patrão de certos dirigentes.
Os cabos eleitorais profissionais são uma praga que deturpam a democracia, formando uma barreira entre o candidato e o eleitor. Eles passam o ano arranjando pula-pula e algodão doce para as festas dos pobres, mantendo-os fidelizados e escravizados, e vendem seus votos para os políticos fisiológicos.
Na esquerda, atualmente, só ganha quem tem sindicatos e associações aparelhados.
Quem faz política com propósitos elevados, apenas com propostas, dificilmente terá chances.
De qualquer modo, estou leve e de consciência tranquila, porque travei o bom combate e continuarei lutando pela justiça dos justos.