As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal durante a segunda-feira (2) e a madrugada desta terça (3) aumentaram o volume de água na barragem do Lago Paranoá. Segundo o Inmet, das 9h de segunda até as 9h desta terça choveu 47, 2 milímetros na região.
Isso fez com que o reservatório atingisse a cota de 1000,71 metros – mesmo comas duas outras comportas já abertas, desde o dia 12 de fevereiro. Para evitar o transbordamento, a Companhia Energética de Brasília (CEB) decidiu abrir a terceira comporta da barragem durante a manhã.
Desde às 8h30, 60 mil litros de água são escoados por segundo (veja vídeo acima). A meta é reduzir o volume para até 1.000,50 metros – altura considerada aceitável conforme os protocolos de segurança.
“As pessoas devem evitar circular às margens do Rio Paranoá porque o volume de água pode mudar, repentinamente”, alerta a Defesa Civil do DF.
Comportas do Lago Paranoá são abertas nesta terça (3) — Foto: Reprodução/ TV Globo
Chuva superou a média do DF em fevereiro
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em fevereiro, a chuva no Distrito Federal superou as previsões. Veja os números:
- Média prevista: 183 milímetros
- Média atingida: 313 milímetros
Por região:
- Paranoá: 512 milímetros
- Brazlândia: 386 milímetros
- Gama: 301 milímetros
- Águas Emendadas: 202 milímetros
- Sudoeste: 168 milímetros
G1 DF