quinta-feira, 29/01/26
HomeOpiniãoTecnologia ajuda nas escolhas

Tecnologia ajuda nas escolhas

Arnaldo Niskier

 

Arnaldo Niskier
Da Academia Brasileira de Letras e
da Academia Carioca de Letras

 

Cada vez mais, a IA será um produto palatável. É a tendência do mercado. Será um instrumento de criação musical. O que não se pode é agir na proliferação sem controle da IA nas plataformas.
Queremos a sobrevivência da Wikipídia, que é a maior fonte de ChatGPT e do Gemini, que são dependentes de doações pequenas. A sobrevivência de recursos como a Wikipídia é essencial para modelos de IA generativa. É a curadoria colaborativa que mantém tudo isso.
A maioria dos editores da Wikípídia é circunstancial. É aquele que resolveu colaborar porque viu que alguma coisa estava desatualizada e promoveu a correção. Geralmente são pessoas obsessivas. Cerca de 17% são de mulheres. No Brasil a audiência é estável: em 2024 tivemos 2,3 bilhões de usuários. Nos Estados Unidos e na Europa houve queda.
Uma novidade vem agora dos Estados Unidos. A Disney fez um acordo com os Estados Unidos (Open AI) para vídeos de IA com os seus personagens. Trata-se de um investimento de 1 bilhão de dólares, para criar conteúdos no Sora ou no ChatGPT Images, envolvendo de Mickey a Star Wars. Serão vídeos curtos criados por usuários com ferramentas de IA. Além disso, a Disney vai investir 1 bilhão de dólares na Open AI em troca de uma fatia da empresa. O acordo de licenciamento terá três anos.
Os fãs poderão produzir e compartilhar conteúdos gerado por IA com mais de 200 personagens animados e criaturas das franquias Disney, Marvel, Pixar e Star Wars na plataforma de vídeos Sora, da Open AI, e no ChatGPT. Entre os personagens disponíveis estarão Minnie, Elza de “Frozen” e heróis da Marvel como Homem de Ferro e Capitão América, além de ícones de Star Wars. O acordo de três anos exclui as vozes dos atores e a semelhança física entre eles. O acordo representa o maior investimento em participação acionária que um grande estúdio de Hollywood já fez numa produtora de modelos de IA até hoje.
Assim, a Disney se tornará uma grande cliente da Open AI, usando suas ferramentas para construir novos produtos.

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM