Fundada dois anos antes de Brasília para abrigar trabalhadores que construiriam a nova capital do país, Taguatinga celebra 57 anos nesta sexta-feira (5). Para comemorar a data, a administração prevê eventos até 29 de junho, que incluem seminários, homenagens e shows. A região administrativa tem atualmente 250 mil moradores e é considerada a capital econômica do Distrito Federal.
Taguatinga tinha sido prevista pelo urbanista Lúcio Costa como uma cidade-dormitório para 25 mil habitantes e deveria nascer dez anos depois da inauguração de Brasília. O crescimento populacional rápido e desenfreado da Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante, que já não conseguia mais comportar a massa de imigrantes que chegavam todos os dias para trabalhar na construção. O surgimento de Taguatinga ocorreu quando milhares de pessoas resolveram se concentrar na região, mesmo não havendo fornecimento de energia elétrica e água, sistema de esgoto e asfalto. O nome escolhido para a área foi Vila Sarah Kubitschek, na esperança de que, com a homenagem à então primeira-dama, a Novacap fosse impedida de remover a invasão.
A região já teve muitos nomes durante os anos. Depois de Vila Sarah Kubitschek, Taguatinga cse tornou Santa Cruz de Taguatinga e quase foi chamada de Presidente Kennedy, uma homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos assassinado em 1963.
Programação: