sexta-feira, 11/04/25

HomeDistrito FederalSTF declara inconstitucional lei que criou homeschooling no DF

STF declara inconstitucional lei que criou homeschooling no DF

Primeira Turma do STF manteve decisão que declarou inconstitucionalidade da lei distrital que criou ensino domiciliar (homeschooling) no DF

Igo Estrela/Metrópoles
Impactos da pandemia do novo coronavírus no ensino e na educação brasileira. Brasília(DF), 25/11/2020

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei que instituiu o ensino domiciliar (homeschooling, em inglês) no Distrito Federal.

Por unanimidade dos votos, os ministros do colegiado seguiram Flávio Dino na validação da decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que declarou inconstitucional a Lei Distrital nº 6.759/2020. O julgamento virtual foi encerrado no dia 28 de março.

O entendimento do STF, desde 2018, é de que o ensino domiciliar só pode ser criado e regulamentado pelo Congresso Nacional, por meio de lei federal. Ou seja, qualquer norma estadual ou distrital sobre o tema é inconstitucional porque invade a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação.

O ministro Flávio Dino ressaltou que a decisão do TJDFT está alinhada à jurisprudência do STF. A Lei Distrital nº 6.759/2020 instituiu a educação domiciliar, modalidade de ensino solidária na qual a família assume a responsabilidade pelo desenvolvimento pedagógico do aluno. A norma foi apresentada pelos então deputados João Cardoso, Júlia Lucy, Delmasso e Eduardo Pedrosa.

*Com informações do Metrópoles 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM