terça-feira, 01/07/25
HomePolíticaSTF autoriza extradição de sócio da empresa Telexfree, investigada nos EUA

STF autoriza extradição de sócio da empresa Telexfree, investigada nos EUA

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão da 2ª Turma, manteve a extradição do sócio da Telexfree Carlos Nataniel Wanzeler para os Estados Unidos. O processo de extradição havia sido suspenso pelo ministro Marco Aurélio Mello, da 1ª Turma.

A empresa de Wanzeler é acusada de integrar suposto esquema de pirâmide financeira, conspiração e fraude eletrônica. Ele é considerado foragido pela Justiça dos Estados Unidos e é réu em processo no qual vítimas pedem ressarcimento dos prejuízos causados pela empresa, responsável por venda de pacotes de internet.

A suspeita é de que mais de 1 milhão de pessoas tenham sido vítimas das ações fraudulentas da companhia, resultando em um prejuízo de mais de U$ 3 bilhões.

Em 2018, o Ministério da Justiça decidiu cassar a nacionalidade brasileira do empresário. Wanzeler se naturalizou norte-americano em março de 2009. Para a 2ª Turma, o gesto representa a renúncia do acusado de sua nacionalidade brasileira.

O colegiado definiu que a Justiça dos EUA permita que o empresário responda ao processo em liberdade, até a conclusão do julgamento. A 2ª Turma estabeleceu que o acusado não poderá ser sentenciado a mais de 30 anos de prisão, pena máxima a ser cumprida no Brasil.

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM