segunda-feira, 09/06/25
HomeDestaqueStartup do DF cria app de lavagem de carro sem uso de...

Startup do DF cria app de lavagem de carro sem uso de água

Empresa começou a funcionar há três meses e tem 15 mil clientes cadastrados. Serviço funciona por meio de aplicativo de celular e pode ser solicitado 24 horas por dia.

Em tempos de racionamento, uma startup de Brasília criada há três meses oferece, na palma da mão, a solução para lavar carros e motos sem usar uma gota de água.

A empresa usa uma cera líquida, que ajuda a remover sujeiras sem arranhar a pintura. Por meio de um aplicativo para celular, é possível solicitar o serviço 24 horas por dia – com ou sem agendamento – e os prestadores vão até o cliente.

Segundo o diretor comercial, Ricardo Pereira, a Lavô foi pensada para ser um serviço prático, sem que seja preciso marcar horário, esperar em filas ou se deslocar até um lava-jato. A limpeza pode ser feita em estacionamento público ou dentro de casa, de preferência na sombra – porque calor dificulta a remoção da sujeira.

Startup do DF cria app de lavagem de carro sem uso de água

Startup do DF cria app de lavagem de carro sem uso de água

Por meio do aplicativo, é possível agendar a lavagem e até “favoritar” os prestadores. Assim, toda vez que o cliente fizer um pedido, a mensagem chegará minutos antes ao celular do “lavor” – como são chamados os funcionários.

Além de economizar o recurso hídrico, o produto utilizado é certificado ecologicamente. A empresa calculou que, em três meses de funcionamento, o serviço gerou uma economia de água que seria capaz de abastecer 15 mil casas com quatro moradores.

O preço da lavagem varia de R$ 30, para limpeza externa e das rodas, a R$ 145, que inclui higiene interna e do ar condicionado, limpeza dos bancos e até aplicação de protetor UV nos vidros. O tempo médio de lavagem varia de 1h a 1h30 e o pagamento é feito em cartão.

Quando o serviço termina, o cliente recebe uma mensagem do “lavor” com a foto do carro e a mensagem: “Você ajudou a economizar 350 litros de água” – quantidade média necessária para lavar um carro popular da forma convencional, com uso de mangueira.

Nova modalidade

Em funcionamento desde março, a empresa – que atua nos moldes do já conhecido Uber – já expandiu o serviços para outras cidades, como Goiânia, Belo Horizonte, Natal, Anápolis, Fortaleza e Recife. Em Brasília, há 15 mil cadastrados no aplicativo, diz Pereira.

“A ideia de que a lavagem a seco não funciona, não limpa, está sendo desmistificada.”

Startup brasiliense Lavô usa cera líquida para lavar carros  (Foto: Luiza Garonce/G1)

Startup brasiliense Lavô usa cera líquida para lavar carros 

Atualmente, há 86 pessoas trabalhando no DF pela empresa e 3.800 vagas estão abertas. Para entrar no negócio, é preciso ter um carro e fazer um investimento inicial de R$ 600, para compra da cera líquida e outros produtos, além de aspirador e panos.

Segundo o diretor comercial, o retorno para o prestador é de 75% em cima do preço cobrado pelo serviço. “Colocamos o lavador de carro em outro patamar. Não é flanelinha. Aqui ele tem know-how para fazer um serviço de qualidade. Temos servidores públicos e bancários parceiros.”

João Batista Sousa, de 44 anos, é parceiro da Lavô há dois meses e lucra de R$ 500 a R$ 1 mil por semana com o serviço (Foto: Luiza Garonce/G1)

João Batista Sousa, de 44 anos, é parceiro da Lavô há dois meses e lucra de R$ 500 a R$ 1 mil por semana com o serviço 

O sargento reformado dos Bombeiros, João Batista Sousa, de 44 anos, começou a trabalhar na empresa há dois meses e faz parte da primeira leva de parceiros. É ele quem treina os novatos e dá dicas de como fazer o serviço com agilidade.

“Fui cliente, gostei do serviço e depois me tornei parceiro.”

Ao lado da mulher, que também trabalha na empresa, ele diz que faz de 4 a 6 lavagens por dia e que a renda semanal varia de R$ 500 a R$ 1 mil.

Pela inovação, a empresa foi convidada para criar uma filial na Flórida e na Califórnia, nos Estados Unidos. Mas, segundo Pereira, por enquanto não há previsão de expandir o serviço para o exterior. A possibilidade que já está disponível é a compra de franquias em todo o país.

Como participar?

Os interessados em participar da empresa podem se inscrever pelo site. Após o cadastro, é feita uma pré-seleção e, em seguida, os candidatos passam por entrevista pessoas e treinamento.

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM