quarta-feira, 02/07/25

HomeOpiniãoSoroptimist International Brasília Sudoeste celebra 8 anos de serviços prestados às mulheres

Soroptimist International Brasília Sudoeste celebra 8 anos de serviços prestados às mulheres

Divulgação

 

Maria José Rocha Lima

As associadas do Soroptimist International (SI) Brasília Sudoeste reuniram-se no dia 30 de junho, na residência da companheira Uvania Vanzetto e de seu esposo, Coronel Luiz Eduardo França Marinho, para celebrar os oito anos de fundação do clube. O encontro reforçou o compromisso do grupo com o trabalho voluntário de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência, oferecendo auxílio financeiro para conclusão de estudos e conquista da autonomia.

Ao longo desses oito anos, o SI Brasília Sudoeste tem sido reconhecido com o Troféu Excelência Regional nos Congressos Anuais da Região Brasil, por cumprir todos os programas e campanhas propostos. Esses resultados credenciaram a participação da presidente Isabel Rocha de Morais na Mesa Redonda de Liderança do Soroptimist International das Américas, onde foi destaque o Código de Conduta das Associadas.

Além disso, o clube conquistou o segundo lugar no Congresso da Região Brasil, com a premiação da representante indicada pelo clube, Krisna Nunes, no Programa Viva Seu Sonho. Krisna, mãe de quatro crianças autistas, recebeu R$ 8.000,00, além de um prêmio complementar de quase R$ 1.000,00 oferecido pelo SI Brasília Sudoeste para o financiamento de seus estudos.

A comemoração dos oito anos foi marcada por conquistas e alegrias, e também inaugurou uma nova experiência: os encontros mensais nas residências das voluntárias soroptimistas, com o objetivo de fortalecer laços, aproximar companheiras, celebrar conquistas e reconhecer os trabalhos voluntários. O primeiro encontro, realizado na cobertura do casal anfitrião, foi um sucesso.

Recebidas em um ambiente sereno e acolhedor, as participantes desfrutaram de uma tarde atemporal, adoçada por chocolates, trufas, bolos finíssimos de frutas vermelhas e pistache, biscoitos delicados e até o tradicional “paciência”, um biscoito antigo que trouxe ainda mais sabor à ocasião.

As conversas fluíram entre experiências no voluntariado, histórias pessoais, relatos de viagens — incluindo travessias pelo Atlântico e aventuras em outros oceanos —, além de contos, novelas e outras referências literárias e cinematográficas. O champanhe, de paladar refinado, foi servido para ser degustado lentamente, em harmonia com a leveza e profundidade do encontro. Afinal, o voluntariado exige pés firmes no chão, espinha ereta, companheirismo verdadeiro e muito trabalho.

O companheirismo, embora distinto da amizade, requer um vínculo circunstancial e prático: estar presente nas atividades, caminhar lado a lado, cooperar no cotidiano e nutrir o desejo profundo de servir ao próximo.

Assim, as soroptimistas do SI Brasília Sudoeste celebraram os oito anos do clube, reafirmando sua missão de apoiar a formação, a autonomia financeira e a educação das mulheres, transformando vidas!

Maria José Rocha Lima — conhecida como Zezé — é professora, mestre em educação, doutora em psicanálise, foi deputada de 1991 a 1999 e atua como Soroptimista Internacional, coordenando os programas educacionais Sonhe, Realize e Viva Seu Sonho.

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM