“A vida significa tomar responsabilidade de encontrar a resposta certa para seus problemas e cumprir as tarefas que ela constantemente delega para cada indivíduo.” Viktor Frankl.
Maria José Rocha Lima*
A governadora Mariza Bueno, das Soroptimistas da Região Brasil, definiu como lema da sua gestão Educação transformando vidas. E o SI Brasília Sudoeste, que tem como presidente Isabel Cristina Rocha de Morais, decidiu ampliar o escopo do Sonhe Realize, programa que coordeno.
A proposta é perfeita diante da situação de jovens brasilienses e goianas, atendidas pelo programa, que se mostram apáticas, desanimadas, à deriva, sem esperança, parecendo não estar encontrando sentido para as suas vidas. Temos buscado aportes para reflexão na obra em Busca de Sentido, de Viktor Frankl, que foi psiquiatra e fundador da logoterapia. A logoterapia tem como foco a ideia de que os seres humanos são motivados pela busca do significado pela vida e por uma vontade de sentido, e a falta de sentido é a principal fonte do estresse, bem como a ansiedade e vazio existencial. Esse vazio existencial tem como consequência a depressão, a agressividade e o doping. A consequência são os abusos de álcool, de drogas, desregramento sexual, uma liberdade excessiva de possibilidades, nesta sociedade que crê “que nada é impossível”.
Para Viktor Frankl, “a liberdade oprime o homem”. O autor reflete: “No passado, o homem tinha que se submeter aos 10 mandamentos e que isto se apresentava como um fardo, um peso e que agora o indivíduo livre tem que se submeter aos 10 mil mandamentos das diversas situações, excessos de possibilidades, de escolhas na vida”. Portanto, essas reflexões podem ajudar na busca de significado para as suas vidas.
O Sonhe Realize é um programa de mentoria para meninas do ensino médio, que tem como objetivo promover a reflexão sobre o sonho e oferecer um roteiro que ajude as jovens de 14 a17 anos a construírem um plano para a realização deste. Tudo começa assim: Quem é você? Quem você quer ser? Como vai conseguir realizar?
Curioso é que as jovens perguntadas sobre quem é você sequer se reconheciam como estudantes, mesmo estando, ali, numa sala de aula, na suposta condição de aprendente. Depois de muito provocar: Quem você quer ser? Quais são os valores que orientam as suas escolhas? Onde queriam estar daqui a um ano? Contraditoriamente à falta de perspectiva, diziam que queriam ser famosas.
Também Maria Shriver, uma premiada jornalista americana, sobrinha de John F. Kennedy e ex-esposa de Arnold Schwarzenegger, convidada para ser patrona de uma turma do High School, se viu sem saber o que falar. Depois de consultar jovens sobre quem você quer ser?, Ela obteve a resposta: famoso. E comenta: “As pessoas famosas parecem felizes. Parecem ricas. Parecem magras. E ficam famosas de um dia para outro. Dão a impressão de que esse é o auge da felicidade. Por isso, dá para entender por que a meta na vida de muitos jovens é a fama”. E diz: “Apesar de a fama parecer deslumbrante por fora, ela é pura ilusão. A fama por si só não é capaz de fazê-los felizes. Nem de fazer que se sintam dignos e respeitáveis”. A fama não pode por si proporcionar-lhes uma vida plena de sentido e alegria. (SHIVER, 2012, p. p.34 – 36). Em 2012, depois daquele encontro desafiador com os jovens formandos, Maria Shiver desenvolveu nos EUA um programa de televisão com consciência.
O psiquiatra Viktor Frankl, que viveu em campos de concentração nazista, conta que só foi possível sobreviver porque ele tinha um propósito. “Nós precisamos parar de perguntar sobre o sentido da vida, e ao invés disso dar a resposta na ação certa e na conduta correta”.
O CVV divulgou uma pesquisa feita por uma revista britânica de psicologia sobre o significado da vida: 17% dizem “aproveitar a vida enquanto puder”; 11% “a vida simplesmente não tem sentido”; 2% “a vida é um mistério”. E 70% acreditavam que o sentido da vida era “amar, ajudar e prestar serviços aos demais.”.
*Maria José Rocha Lima é mestre em educação pela UFBA e doutora em psicanálise. Foi deputada de 1991 a 1999. É presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. É da Organization Soroptimist International SI Brasília Sudoeste. Sócia Benemérita da Hora da Criança. .