Mais de 2,5 mil pessoas se abrigam sob marquises, árvores e viadutos do Distrito Federal. Do total de moradores de rua, cerca de 450 são crianças, segundo pesquisa da Universidade de Brasília (UnB). Com o objetivo de coletar o maior número possível de roupas, calçados, agasalhos e cobertas para suprir as necessidades de famílias carentes, moradores do Distrito Federal se unem em solidariedade a quem mais necessita. Nesta época do ano, o inverno, ações sociais e campanhas de agasalhos são, em muitos casos, a única opção para quem, por vezes, não tem nem o que comer.A gestão da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) aderiu, durante um mês, a Campanha do Agasalho, com o tema “Não deixe o frio chegar ao seu coração”. Funcionários doaram roupas, cobertores e sapatos. Todo o material arrecadado, cerca de 300 peças, foi doado ao Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).Para o diretor administrativo da Novacap, Júlio Menegotto, a campanha na empresa foi um sucesso, devido ao empenho dos funcionários. “Percebemos que os colaboradores da Novacap se sensibilizaram e se mobilizaram com a Campanha do Agasalho e conseguimos um bom resultado.Os funcionários estão de parabéns pela ação de solidariedade para com as pessoas que mais necessitam”, disse.
Outra ação solidária é da empresa zulp, especializada em serviços de limpeza. A campanha tem o propósito não apenas de colaborar com as famílias necessitadas, mas também com as pessoas que querem ajudar na doação das roupas. E, para estimular a doação, a empresa dá 10% de desconto no primeiro serviço contratado pelo doador. A diretora de MarketingComunicação, Júlia Sá, explica como converter a boa ação em benefício. “Ao contratar o serviço, o cliente residencial da zulp pode entregar os agasalhos para nossas funcionárias, que trarão os casacos para a nossa sede, em Águas Claras, e darão ao cliente o desconto de 10% no primeiro serviço de limpeza”, disse.
Se alguém quiser doar mais vezes, a empresa também recebe. A campanha funcionará até o dia 1º de setembro. O ponto de recolhimento é na sede em Águas Claras, na sala 423 do Edifício Alfa Mix, Quadra 204, lote 2.
Outra iniciativa é o Brechó de Rua. Uma campanha de doações de roupas e acessórios para pessoas em situação de rua. Diferente na forma de distribuição, o grupo monta uma loja com araras e cabides, com opções de camisas, calças e sapatos. Depois de escolher o que mais gostou, o morador de rua vai para um provador experimentar as peças, para, então, decidir o que vai levar de graça. Depois de escolher as roupas, os cidadãos em situação de rua podem receber cuidados de beleza. Cortar o cabelo, fazer a barba, ser maquiado e penteado são algumas das opções que o grupo busca oferecer. Depois de arrumados, são fotografados e o resultado é comparado com a foto feita antes da produção.
Uma das idealizadoras e organizadoras do Brechó de Rua, Mariana Queiroz, de 30 anos, explica que para dar a oportunidade a todos, na entrada, é entregue um ticket, que dá direito a uma quantidade de peças que, geralmente, são cinco.
O grupo de voluntários aceita todo tipo de doação. Roupas, sapatos, cachecóis, chapéus, bijuterias, bolsas e mochilas, além de cabides, araras, maquiagem, material de higiene e até alimentos para os lanches que acontecem no dia da ação.
Para fazer doações ou se tornar voluntário, basta entrar em contato com a equipe do Brechó de Rua pela página do Facebook: www.facebook.com/brechohderua.
O Brechó de Rua será no dia 31 deste mês, sexta-feira, às 14:00, no Centro POP da Asa Sul, Conjunto C – Lote 78 – Sgas 903