Serviços como poda de árvores e manutenção de asfalto foram interrompidos nesta segunda (26).
Os servidores da Novacap interromperam as atividades no Distrito Federal nesta segunda-feira (26) para pedir reajuste salarial e renovação de benefícios, como vale-alimentação e plano de saúde. A companhia tem cerca de 2 mil funcionários e faz serviços como poda de árvores e manutenção de asfalto.
O salário dos servidores não passa por reajuste há quatro anos, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do DF (Sindser), André Luiz da Conceição. “A gente desistiu de pedir aumento. Quer só a reposição da inflação, mas a Novacap se recusa a dar”, explicou.
“A proposta que o GDF apresentou foi de R$ 40 de aumento, mas nós tivemos prejuizo de R$ 200 em março por um aumento no plano de saúde.”
A categoria também quer que a Novacap contrate um plano de saúde empresarial para substituir o atual, assinado por adesão coletiva dos servidores. Segundo Conceição, a licitação para o processo até existe, mas foi engavetada.
Com a greve, ficam interrompidos serviços como poda de árvores, manutenção de asfalto – “operação tapa buraco” – e de bocas de lobo e fiscalização de obras.
A expectativa do Sindser é que a categoria entre em acordo com a Novacap e o GDF até quinta-feira (29), antes de acabar o prazo para renovação do acordo coletivo de trabalho, firmado no ano passado.