O ex-presidente é acusado de promover ataques ao Capitólio no dia 6 de janeiro. Na ocasião, manifestantes invadiram o local
O Senado norte-americano absolveu, neste sábado (13/2), o ex-presidente Donald Trump do impeachment. A decisão é definitiva e não cabe recurso.
Donald Trump é acusado de promover ataques ao Capitólio no dia 6 de janeiro. Manifestantes invadiram o local, depredaram o espaço e tentaram impedir a certificação da vitória de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos.
Os 57 votos favoráveis ao processo — e 43 contrários — não foram suficientes para determinar o impeachment do ex-presidente.
O pedido
Segundo a petição protocolada pelos deputados, Trump “deliberadamente fez declarações que encorajaram ações ilegais” e “continuará sendo uma ameaça à segurança nacional, à democracia e à Constituição se for autorizado a permanecer no cargo”.
“Incitados pelo presidente, membros da multidão à qual ele se dirigiu (…) violaram e vandalizaram o Capitólio, feriram e mataram equipes de segurança, ameaçaram membros do Congresso, o vice-presidente, e se engajaram em atos violentos, mortais, destrutivos e sediciosos”, diz o documento.
Como resultado da invasão, cinco pessoas morreram. No fim do ano, a Câmara aprovou o processo de impeachment.
Como Trump já está fora do cargo, caso a medida fosse aprovada, apenas retiraria dele os direitos políticos, impedindo-o de tentar se eleger novamente.
Metrópoles*