A tradicional Cerimônia de Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, terá transmissão ao vivo pelas redes sociais neste domingo (6). O evento, às 10h , abre a Semana da Pátria na capital do país (veja detalhes mais abaixo) e, conforme a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur), quer reforçar o potencial da cidade como destino para o Turismo Cívico
Com 14 metros de largura, 20 de comprimento e 280 metros quadrados, o Pavilhão Nacional que fica junto aos prédios do Congresso Nacional, do Palácio da Justiça e do Palácio do Planalto é o maior do país e foi registrado no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo.
A substituição acontece desde 1973, sempre no primeiro domingo do mês, em sistema de rodízio pelas Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica – e o governo local. Neste domingo, a Troca da Bandeira terá apresentações virtuais da Banda da Marinha e da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Depois da cerimônia, o Comandante do Grupamento dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Vannei de Almeida Silva Júnior, será responsável pela “Live Tour”, juntamente com o guia turístico Lúcio Montiel. De acordo com a Secretaria de Turismo, eles vão percorrer os principais pontos turísticos cívicos do Eixo Monumental.
Curiosidades sobre a bandeira do Brasil da Praça dos Três Poderes
- O mastro da bandeira mede 100 metros de altura
- O mastro tem 24 hastes em círculo que simbolizam a convergência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as unidades da federação
- A bandeira tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos
- A bandeira retirada é incinerada pelo Corpo de Bombeiros do DF
- Em cada substituição do pavilhão nacional, uma Força Armada é responsável pelo evento
Turismo Cívico
Durante todo mês de setembro, a Secretaria de Turismo do DF vai prestar homenagens a Juscelino Kubitschek, que nasceu em 12 de setembro de 1902. Na segunda-feira (7), acontece o lançamento de uma exposição virtual no Instagram da Setur, onde serão postadas fotos da construção de Brasília.
“A programação do Setembro Cívico, é repleta de homenagens ao aniversário de Juscelino Kubitschek e o reconhecimento aos seus feitos”, aponta a secretária Vanessa Mendonça. “Todo brasileiro tem que conhecer sua capital”, defende ela.
Durante todas as quintas-feiras do mês também serão realizadas entrevistas, exibidas pelos canais do Instagram e YouTube da Setur-DF com personalidades que foram importantes para a construção de Brasília.
Cerimônia virtual da Troca da Bandeira – Abertura da Semana da Pátria