Metrópoles esteve na Candangolândia e no Guará I, onde movimento é tranquilo. Foram reservadas 2.237 doses para esta segunda etapa
A imunização das forças de segurança pública contra a Covid-19 foi retomada na manhã terça-feira (13/4) no Distrito Federal. Estão reservadas 2.237 doses, todas da primeira aplicação do imunizante. É a segunda etapa de vacinação para essas categorias. Para ser vacinado, o nome do servidor tem que constar em lista enviada pelo órgão no qual trabalha.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS)1 da Candangolândia, servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) estão sendo vacinados desde as 8h. Não há filas e o clima é de tranquilidade.
O agente da PRF Rodrigo de Almeida, 36 anos, disse que estava ansioso. “Trabalho no comando de operações especiais, estou sempre viajando e sabemos do risco de contrair a doença. Eu mesmo peguei a Covid-19 e foi uma experiência nada agradável. Como estamos sempre em contato com o público, sabemos da exposição. Agora, teremos uma segurança maior. Estamos muito felizes com essa vacina”, disse o policial.
Na UBS 1, no Guará I, o movimento era maior, mas também sem filas. Lá estão sendo vacinados os servidores da Polícia Civil do DF e do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal que constam em lista enviada pela corporação.
Dados da corporação mostram que pelo menos 655 policiais da ativa foram contaminados pelo novo coronavírus e cinco morreram.
O agente socioeducativo Luiz Cláudio Souza de Oliveira, 49, da Unidade de Internação de Santa Maria, conseguiu tomar a dose. “Temos contato direto com os meninos internados e com todos da unidade. Em Santa Maria, não tivemos muitos infectados, mas estamos sempre sabendo sobre colegas que tiveram contato com o vírus e isso nos preocupava muito. Estou realizado e feliz por receber a minha dose. Que chegue logo aos demais”, comemorou Luiz Cláudio.
Rodrigo Gomes Vieira, 36, é policial civil e está lotado na 12° Delegacia de Polícia (Taguatinga centro). Também foi vacinado nesta terça. “Trabalho no plantão da DP e, além da exposição, a rotatividade de pessoas é muito grande no atendimento. Muitos amigos da delegacia pegaram a Covid-19 e foram afastados temporariamente do trabalho. O imunizante chega em um ótimo momento. Estávamos preocupados, ainda mais para não levar para as nossas casas”, comentou.
Onde vacinar
Têm direito a receber o imunizante servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran), da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), do Departamento Penitenciário (Depen), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF). Além dos servidores administrativos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Veja os postos de vacinação:
- UBS 1 de Candangolândia – PRF e MJSP
- UBS 4 Lúcio Costa – Sejus, Seape, Depen e Detran
- UBS 1 Guará I – PCDF
- UBS 1 Riacho Fundo I – SSP e PF
- UBS 1 Núcleo Bandeirante – PMDF
- UBS 1 Estrutural – CBMDF
Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 360.124 contaminações e 6.840 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram 86 mortes e 1.002 novas infecções.