O índice de umidade do ar deve alcançar 15% nesta quinta-feira (10). A combinação com a alta temperatura fez o Distrito Federal entrar em estado de alerta. O “aviso laranja” emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é considerado de “nível intermediário” e vale até as 18h.
Além de Brasília, o comunicado se estende aos estados de Tocantins, Mato Grosso e Goiás. A capital do país enfrenta 108 dias de estiagem. A última chuva foi registrada no dia 25 de maio.
No Gama, a estação registrou o índice mais baixo de umidade: 18% por volta de 11h30. Em Brazlândia, os equipamentos marcaram 19%. Pela manhã, a média era de 80%. Já a temperatura no DF varia de 10ºC a 32ºC. O pico deve ocorrer às 15h.
Os índices previstos estão abaixo dos valores estimados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que avalia que para uma boa qualidade do ar, a umidade deve ficar em torno dos 60%.
E a chuva?
Segundo o meteorologista Mamedes Melo, a previsão é que o tempo continue seco ao longo da semana. O especialista afirma, no entanto, que há uma “possibilidade muito pequena de chuva” nos dias 21 e 22 de setembro, quando inicia a primavera.
“A possibilidade é de 10% a 15% de chances de chuva. Na meteorologia, são chances pequenas.”
Queimadas
O Corpo de Bombeiros informou que atendeu 73 chamados para incêndios em vegetação nesta quarta-feira (9). Ao todo, a área queimada é de 165 hectares.
Entre o total de queimadas, pelo menos nove ocorrências foram atendidas pelo Grupamento do Recanto das Emas.
Em nota, a corporação informou que durante o pico da seca, de setembro a outubro, o Corpo de Bombeiros emprega “o máximo de recursos humanos e materiais possíveis”. No dia 13 de abril, o governador decretou o estado de emergência no DF devido à estiagem.
“São escalados diariamente cerca de 200 militares, 40 viaturas, um helicóptero e um avião, exclusivamente para esses atendimentos”, diz trecho do comunicado.
Além disso, os militares recomendaram à população que, neste período, não queime o lixo e nem os restos de podas, evitem fogueiras em área de vegetação e pedem cuidado redobrado com o descarte do cigarro. Em caso de emergência, os bombeiros devem ser acionados pelo telefone 193.