Câmara Técnica que assessora o ministério recomendou, há cerca de um mês, início de abril, a ampliação do público
Arthur Menescal/ Especial Metrópoles
O Ministério da Saúde publicou nota técnica em que oficializa a recomendação da quarta dose ou segunda dose de reforço para a população com 70 anos ou mais. Caso sejam moradores de instituições de longa permanência, estão elegíveis para receber a nova dose pessoas a partir de 60 anos
A inoculação deve ser feita, de acordo com a orientação do ministério, no mínimo quatro meses depois da primeira dose de reforço.
A Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI-Covid) da pasta havia recomendado a ampliação do público-alvo em 8 de abril, e o ministério optou por seguir os especialistas.
O ato que regulamenta a mudança orienta que os mais velhos sejam vacinados primeiro. Dessa forma, a aplicação da quarta dose deve seguir ordem decrescente de idade.
As vacinas utilizadas devem ser Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. “O PNO é dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico, à situação epidemiológica e à disponibilidade das vacinas contra a Covid-19 no Brasil”, finaliza o documento.