Segundo último informe técnico, o DF pediu interrupção do envio de Janssen e redução da remessa da AstraZeneca
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) pediu que o governo federeal reduzisse a quantidade de envio de duas marcas de vacina contra a Covid-19. Segundo a pasta local, essa iniciativa considerou o estoque atual, a procura da população pelos imunizantes e a capacidade de armazenamento da Rede de Frio da capital.
De acordo com o último informe técnico do Ministério da Saúde, o DF pediu interrupção temporária do envio de Janssen e redução da emissão de Astrazeneca.
A vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal começou em 19 de janeiro. Até o momento, a unidade da federação já recebeu 6.288.117 doses de imunizantes.
Atualmente, o DF tem 30 mil doses de Astrazeneca e 53.100 da Janssen em estoque. A vacina em maior quantidade na Rede de Frio do DF é a CoronaVac, que soma 393.280 doses.
Procurada, a Saúde afirmou que avalia semanalmente como está o estoque, antes de fazer o pedido de doses ao ministério.
“O controle dos pedidos dos imunizantes é feito semanalmente pela SES levando em conta o estoque atual, a procura da população pelo imunizante, prazo de validade das vacinas e capacidade de armazenamento da Rede de Frio. Assim, a cada semana essas variáveis são analisadas e um novo pedido é feito ao Ministério da Saúde”, esclareceu a pasta.
Procura
O balanço de imunização aponta que uma grande quantidade de pessoas acima dos 12 anos ainda não tem registro de início do ciclo vacinal contra a doença causada pelo novo coronavírus. Segundo dados da SES-DF, cerca de 190 mil brasilienses, supostamente, não tomaram sequer a primeira dose do imunizante e 100 mil não retornaram aos postos para receber a D2.
Para a população a partir dos 12 anos se vacinar basta comparecer a um dos pontos de atendimento com documento de identidade, CPF e cartão de vacina. Há locais específicos para primeira dose, segunda dose e reforço, portanto, é preciso conferir a lista com os locais antes de sair de casa.
As crianças de 5 a 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis com documento de identidade e caderneta de vacinação.