Segundo a prefeitura, acesso às praias de Santos está autorizado exclusivamente para a prática de atividades físicas e esportivas individuais.
As praias de Santos, no litoral de São Paulo, registraram movimento intenso neste sábado (24) de sol e calor. Imagens obtidas pelo G1 mostram banhistas caminhando pela faixa de areia, e, apesar da maioria fazer o uso de máscaras, alguns ainda foram flagrados sem o equipamento de proteção e desrespeitando o distanciamento social, medidas para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Desde maio, o uso de máscaras de proteção é obrigatório no município. Caso a medida seja desobedecida, o morador ou turista pode ser multado. Além disso, o acesso às praias de Santos está autorizado exclusivamente para a prática de atividades físicas e esportivas individuais, conforme determinado em decreto municipal que definiu as regras da fase vermelha do Plano SP.
Apesar das regras em vigor para controle da pandemia, alguns banhistas foram flagrados tomando sol e em grupos, ao longo da extensão da faixa de areia da cidade.
Além das praias movimentadas, imagens também mostram que os comércios localizados no bairro Gonzaga, um dos principais da cidade, tiveram grande circulação de pessoas neste sábado. Recentemente, o governo de São Paulo manteve todo o estado na fase vermelha da quarentena, mas autorizou a abertura de comércios e atividade religiosas em horários reduzidos de funcionamento, o que definiu como “fase transitória”.
Com isso, os estabelecimentos podem funcionar, mas devem respeitar os 25% de capacidade de ocupação e aplicar os protocolos sanitários rigorosos. A fase de transição vai do dia 18 até o dia 30 de abril.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Santos para obter posicionamento sobre a fiscalização, Em nota, a administração municipal afirma que desde o início da pandemia de Covid-19, todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) – 380 guardas – está empenhado na fiscalização das medidas restritivas em vigor, além do monitoramento de próprios públicos e das rondas 24h por toda a cidade. De acordo com o município, a GCM também apoia as fiscalizações dos estabelecimentos comerciais feitas pela Secretaria de Finanças e dá apoio às autoridades policiais (quando solicitado).
Nesta sábado, assim como ao logo de todo os dias e noites, a GCM monitora (24h) os 7 km da orla da praia e os demais pontos de grande fluxo de pessoas na cidade. A população pode denunciar irregularidades pelos telefones 153 (GCM), 162 (Ouvidoria) e 190 (PM).
A GCM orienta os munícipes sobre a proibição de aglomeração e sobre o uso obrigatório de máscara facial. A multa (R$ 300,00) é aplicada quando a pessoa não tem o item de proteção consigo e/ou se recusa a usá-lo. A corporação já aplicou mais de 950 multas por não uso de máscaras faciais desde o início da obrigatoriedade (01/05/2020).